Diretor da Acislo participa de plenária da Facisc e destaca o lançamento do Mapa do Agronegócio Cata

Capa notícia Diretor da Acislo participa de plenária da Facisc e destaca o lançamento do Mapa do Agronegócio Cata

Na última terça-feira (25), o diretor do Empreender da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), Luan Szady, participou da plenária regional promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), realizada em Chapecó. O encontro reuniu empresários, gestores públicos e representantes de entidades da região e teve como destaque o lançamento do Mapa do Agronegócio Catarinense, um estudo inédito que traça um panorama completo da força e diversidade do setor agropecuário em Santa Catarina.

De acordo com a Facisc, o agronegócio catarinense responde por 70% das exportações do estado e emprega mais de um milhão de pessoas, números que reforçam o papel estratégico do setor para a economia estadual. O estudo, construído com base em fontes oficiais e compilado em um único documento, apresenta dados sobre produção, investimentos e tendências de mercado em cada região catarinense, e tem o objetivo de subsidiar decisões estratégicas tanto na iniciativa privada quanto no setor público.

Para Szady, a plenária foi um momento de grande relevância. “Foi um momento muito produtivo, reunindo empresários, gestores públicos e representantes do setor para a apresentação do Mapa do Agronegócio Catarinense, um panorama do agronegócio, os desafios e oportunidades para os próximos anos e as perspectivas de crescimento elaborado pela Facisc”, observa.

O diretor do Empreender da Acislo também ressalta o caráter inovador do estudo apresentado. “Foi apresentado um estudo detalhado, uma compilação inédita por consolidar tudo em um único documento. São informações oficiais sobre o cenário atual do agronegócio em cada região do estado. Esse tipo de informação é fundamental para que empresários e gestores possam tomar decisões estratégicas mais assertivas”. 

Segundo ele, a plenária também cumpriu um papel essencial ao promover um espaço de atualização e troca de experiências. “Os dados apresentados reforçam a importância do setor do agronegócio para a economia catarinense, onde, conforme o estudo, é responsável por 70% das exportações do estado e movimenta a cadeia produtiva de diversos produtos na nossa cidade e região”. 

Szady ainda destaca a importância de se discutir essas temáticas dentro do ambiente associativista. Segundo ele, a Facisc, através de iniciativa do presidente Elson Otto, traz dados confiáveis e organizados para a discussão, reforçando a representatividade dos empresários e possibilitando um alinhamento maior entre as demandas do setor produtivo e as políticas públicas. 

Publicada em 28/03/2025

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Sindicato Simec realiza encontro com empresários do setor eletrometalmecânico em São Lourenço do Oes

Empresários do setor eletrometalmecânico da região participaram, na noite desta quinta-feira, de um encontro promovido pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Mate ...

Acessar notícia

São Lourenço do Oeste supera médias estadual e nacional na geração de empregos formais no 1º semestr

São Lourenço do Oeste encerrou o primeiro semestre de 2025 com um saldo positivo de 446 novos postos de trabalho formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O vol ...

Acessar notícia

Obras da SC-305 entre SLO e Campo Erê avançam, mas conclusão dentro do prazo é incerta

A pavimentação da SC-305, no trecho que liga São Lourenço do Oeste a Campo Erê, segue em andamento e já apresenta melhorias para os usuários da via. Nesta semana, representantes da Associação ...

Acessar notícia
Whatsapp