Núcleo do Agronegócio da Acislo discute implantação da cultura do mirtilo

Na manhã desta quarta-feira (11), membros do Núcleo do Agronegócio da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) e alguns produtores se reuniram na sede da associação para discutir questões relacionadas a implantação do mirtilo no município.

De acordo com o coordenador do Núcleo do Agronegócio, Vanderlei Rissi, o objetivo da reunião foi repassar algumas informações já obtidas sobre a cultura. posteriormente, a ideia é montar uma caravana de produtores para uma visita no município de Itá, onde há um trabalho forte voltado para a cultura. Cerca de dez pessoas já estão interessadas em iniciar o cultivo do mirtilo. “A viagem para Itá é para fazer a programação de mudas”, disse ele ao lembrar que entre os meses de julho e agosto será feito um dia de campo em São Lourenço do Oeste com o pessoal técnico de Itá. A intenção é que neste dia algumas áreas de plantio já sejam definidas.

Embora ainda exista pouca produção, Rissi disse que nacionalmente e internacionalmente a produção cresce cerca de 20% ao ano. “A gente enxerga um mercado bem interessante, tendo em vista que o retorno é bom para quem produz”. Além disso, o coordenador do núcleo garante que há mercado garantidor de compra.

Mesmo que a cultura não exija áreas especiais para o plantio, Rissi alertou que cada propriedade é uma situação. Por conta disso, ele explicou que havendo o interesse, um grupo de técnicos fará a avaliação e análise da área. “É uma cultura que vai nos trazer muito retorno, principalmente para quem disponibilizar de um pouco de mão de obra"

De acordo com o presidente da Acislo, Jandir Bortoluzzi, as ações voltadas para a questão estão dentro do cronograma planejado. Segundo ele, o Núcleo do Agronegócio atende a proposta da associação que é de formar núcleos de diferentes setores e segmentos existentes no município.

Data de publicação: 11/06/2014