1ª Sociedade de Garantia de Crédito está sendo viabilizada em SC

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), está implantando a 1ª Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) do Estado em parceria com as associações das regionais Oeste, Extremo Oeste e Noroeste, Reunião realizada na terça-feira (6), para a pré-constituição da SGC,  no auditório da Acic, em Chapecó.

Na ocasião, foram esclarecidos os passos para a constituição da SGC, a elaboração do Plano de Negócios e a viabilidade financeira do projeto, além da apresentação de uma projeção financeira com os investimentos necessários para sua concretização. A assembleia de criação da Associação de Garantia de Crédito do Grande Oeste – Garanteoeste deve ser realizada no dia 27 de maio e já tem uma comissão provisória de diretoria, onde a Associação de SLO representa as entidades do Noroeste.

“A SGC é uma ferramenta a mais para a micro e pequena empresa agilizar o processo de liberação do financiamento bancário e também baratear o custo do financiamento, uma vez que essa seguradora de crédito garante a liquidez do valor aprovado em carta de crédito. Isso melhora também a qualidade das garantias para o agente financiador”, explica Folle.

A sede da SGC será em Chapecó e as entidades das três regionais contribuirão mensalmente, a princípio nos primeiros 18 meses, para sua manutenção. A operacionalização da SGC ainda está sendo estudada, por isso já tem prevista uma visita à SGC de Toledo, no Paraná, para conhecer os processos lá realizados.

O que é uma Sociedade de Garantia de Crédito (SGC)?

Conforme o Sebrae, as SGCs são instituições formadas pelas associações empresariais, nas quais cada membro entra com uma cota. Após ter integralizado suas cotas na sociedade, o empresário poderá contar com o complemento das garantias exigidas ao contratar uma operação de crédito, desde que o seu projeto apresente condições de pagamento do empréstimo. O dinheiro da SGC é destinado à garantia de financiamentos dos associados.

A SGC tem como objetivo a melhoria das condições que possam garantir o acesso ao crédito para as micro e pequenas empresas (MPEs), através da redução de obstáculos que impedem este acesso em condições adequadas ao empreendimento, considerando que a exigência de garantias reais ainda é o principal fator em que se baseiam as instituições financeiras de todos os tipos para avaliação do risco e concessão do crédito.

A cada transação realizada, o empresário pagará determinada quantia para a utilização do aval da SGC. Esta, para a concessão das garantias pleiteadas, realiza todos os passos e processos referentes a análise e concessão de crédito. A sociedade também realiza diversos convênios com as instituições financeiras atuantes na região em que se estabelece, como forma de ampliar as alternativas de crédito.

Como forma de solucionar os problemas decorrentes da insuficiência de garantias e de informações de MPEs para os agentes financeiros, o Sebrae estimula as iniciativas de constituição de Sociedades de Garantia de Crédito, realizadas com recursos públicos e privados, orientando e oferecendo apoio técnico, metodologias e tecnologias de gestão. Para as iniciativas consideradas viáveis e sustentáveis, poderá ser analisado, inclusive, apoio financeiro.

Data de publicação: 08/05/2014