São Lourenço deverá ser o primeiro a implantar o sistema de videomonitoramento

Na manhã desta terça-feira (6), em reunião com Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), o tenente coronel da Polícia Militar (PM) de Santa Catarina, Laerte Marques, confirmou que o município deverá ser o primeiro entre os 91 a implantar efetivamente o sistema de videomonitoramento do programa Bem-Te-Vi.

A reunião, que aconteceu na sala da 5ª Companhia da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste – onde será instalada a central do sistema – reuniu ainda um representante da empresa que efetuará a instalação do sistema e o comando da PM. De acordo com o presidente da Acislo, Jandir Bortoluzzi, o objetivo da reunião foi discutir os últimos detalhes para que a empresa possa iniciar o processo de instalação do sistema.

Como a Acislo assumiu a responsabilidade de fazer alguns investimentos na sala, entre eles a mobília, Bortoluzzi garantiu que em um prazo de no máximo 15 dias toda a parte que compete a entidade estará pronta. Marques falou que a expectativa em relação ao município é positiva, pois o sistema de transmissão é de responsabilidade da municipalidade e hoje já existe a Cidade Digital. “Isto vai facilitar bastante, pois só dependemos agora de estar pronta a sala”, disse ele e explicou que a visita também serviu para acertar os últimos detalhes da central de videomonitoramento.

Para o presidente da Acislo, São Lourenço do Oeste sairá na frente quando comparado com outros municípios, pois no passado houve pessoas que pensaram em ações no presente que serviriam para o futuro. “Graças ao link, que hoje é da prefeitura, São Lourenço está saindo na frente. A gente sabe que em outras cidades não há o cabeamento óptico e o link em operação como nós temos”, disse ele e emendou que estas municipalidades terão um pouco mais trabalho par a implantar o sistema.

De acordo com o tenente coronel da PM de Santa Catarina, se não houver interferência do tempo, a previsão é de que em um prazo de 60 dias o sistema esteja em operação. “Provavelmente, dos 91 municípios este será o primeiro a ter a central de videomonitoramento inaugurada”, disse ele e parabenizou o esforço da sociedade civil organizada pelas iniciativas.

Data de publicação: 06/05/2014