Facisc leva empresários e líderes políticos para missão na Alemanha

Um grupo de empresários do Sul participa este mês (15 a 22) da Missão Alemanha, promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). A viagem tem como foco principal conhecer a aplicação do modelo de Desenvolvimento Econômico Local, conhecido como DEL, utilizado pelos polos empresariais mais expressivos do mundo. Participam da missão 14 representantes de associações empresariais, governo e indústrias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre eles o presidente da Facisc, Ernesto João Reck, o diretor executivo da Facisc, Gilson Zimmermann, a prefeita de Itá, Leide Mara Bender, o supervisor do Programa Empreender, Clóvis Vanderlei Consoli, e o coordenador de projetos da Facisc, Osmar Vicentin.

A intenção da missão é ampliar o conhecimento e trazer novas ferramentas e conceitos para serem aplicados em cidades catarinenses. O DEL é desenvolvido pela FACISC em parceria com as associações empresariais com os objetivos de:  obter uma visão sobre as vantagens e desvantagens comparativas e competitivas da economia local e ou setorial, identificar potencialidades e os obstáculos principais para um desenvolvimento econômico local mais acelerado e identificar possíveis linhas de intervenção para dinamizar a economia local.

No primeiro dia o grupo realizou visitas técnicas na cidade de Essen, onde se reuniram com integrantes da Câmara de Essen e foram recebidos pelo executivo e pelo presidente da Associação. No encontro foi apresentado o sistema governamental Alemão para contextualizar como funcionam as esferas públicas. Também foi apresentada a Câmara de Ofícios da entidade, onde foi possível entender como é organizada a profissionalização de jovens em 54 ofícios por intermédio das Câmaras municipais.

Os ofícios são similares aos cursos técnicos profissionalizantes do Brasil, porém na Alemanha são identificadas as necessidades da economia e do mercado para que sejam desenvolvidas pessoas que possam ingressar no mercado de trabalho. Após a formação de um ofício o trabalhador pode se tornar um mestre no assunto podendo somente assim abrir uma empresa própria se for do seu interesse.

Na oportunidade também foi apresentado os serviços que a Câmara oferece, dando destaque às consultorias as empresas e a mediação de conflitos onde intermediam peritos para que possam fazer analises técnicas e fornecer pareceres fiéis aos acontecimentos.  Além disso, os núcleos setoriais também tem um papel importante da estruturação da Câmara.

O grupo visitou ainda a Câmara de Trabalho de Essen, onde puderam conhecer o que é a entidade e sua atuação junto aos empresários aproximando trabalhadores que procuram  por emprego. No encontro também foi apresentando o Sistema de Trabalho Alemão, como se constitui e organiza as legislações, direitos e deveres dos trabalhadores; estatísticas relacionadas a trabalho no país e em Essen; e o Consenso de Essen que é um grupo de entidades que geram emprego e renda no município e atuam em projetos voltados ao desenvolvimento econômico da cidade.

Data de publicação: 19/03/2014