Conhecimentos, Habilidades e Atitudes foram os temas tratados durante o Seminário de Consultores do

Unir em um só evento, 120 consultores que atuam com os núcleos do Programa Empreender é uma tarefa desafiadora. Estes profissionais que atuam nas associações empresariais participaram, de 26 a 28, de junho do Seminário de Consultores do Empreender – 2013.

Realizado em Gaspar, em Santa Catarina, o evento reuniu representantes de 74 municípios de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. A programação contou com palestrantes dos mais diversos temas, desde informações técnicas até temas de interesse geral, mas tudo voltado ao trabalho do consultor.

Chá de Conhecimento

Dentro do conceito e da temática do Chá (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), o evento contou com palestras e dinâmicas nos seus três dias. Na quarta-feira, 26/6, foi o dia de repasse de Conhecimento. Com a palestra Consutoria Internacional, a consultora Aline Fogolin  contou sua experiência sobre o trabalho realizado em diversos países com a implantação do Empreender em outros países.Outro tema tratado na quarta-feira, foi a aplicação do Coaching como ferramenta de trabalho.

A palestrante Carolina Linhares falou sobre o tema e aplicou dinâmicas entre os participantes.

Chá de Habilidades

Uma das habilidades que o consultor deve ter é saber lidar com algumas ferramentas de marketing com a finalidade de melhor divulgar o seu trabalho. Este foi o tema da palestra de Cláudio Del Ducca. Ele deu dicas e falou amplamente sobre o marketing e como ele pode auxiliar no dia-a-dia do consultor.O painel “O Desenvolvimento do Empreender no Brasil” foi mediado pelo coordenador Nacional do Empreender pela CACB, Carlos Alberto Rezende e contou com a participação das consultoras Cléa Maria Carvalho Mascarenhas, consultora do Programa Empreender e gestora de Projetos pela Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas, e Franciane Souza, consultora empresarial na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso – ACIB - Minas Gerais, que falaram sobre a realidade do Programa Empreender nos seus estados.

Rezende também falou sobre a visão da CACB para este ano e para 2014. “Estamos trabalhando para fortalecer o Empreender em todo o Brasil, seja na chamada de projetos Empreender Competitivo, seja no Programa Empreender tradicional”, explicou.Jogos EmpresariaisA tarde foi marcada por duas palestras. A primeira abordou o tema “Redes e encadeamento produtivo Metodologia do Empreender X redes empresariais de negócio” com o gerente da regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Horst.

A segunda parte da programação abordou  uma nova forma de realizar reuniões com os nucleados. Os jogos empresariais, conduzidos pelo consultor Gilmar Barbosa, abordou na teoria e na prática como aplicar esta ferramenta para inovar nas reuniões dos núcleos.

Chá de Atitudes

A sexta-feira, 28/6, foi marcada pelas atitudes. O Painel Ciclo Completo do Empreender mediado pelo coordenador estadual do Empreender, Osmar Vicentin, e que teve como painelistas as consultoras da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Mariane Bergmann Canadas e da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), Marlete Tamasia, falaram sobre o desenvolvimento dos núcleos das suas entidades, o relacionamento com os nucleados, a rotina do Empreender nas entidades, o envolvimento da diretoria, entre outros.

O lançamento do  Módulo do Empreender e do Programa de Capacitação e Certificação de Consultores do Programa Empreender foi regada a muito descontração. O supervisor do Empreender, Clóvis Consoli, fez uma alusão ao Steve Jobs, e como Clóvis Jobs, usou uma forma lúdica para apresentar o novo módulo para gestão de núcleos dentro do Sigaem – Sistema de Gestão de Entidades Empresariais da FACISC

Data de publicação: 28/06/2013