Consultores recebem treinamento para atuar em núcleos empresariais

Durante está semana de 04 a 08 de fevereiro, a FACISC e o Sebrae/SC realizam em Lages o Treinamento Básico de Consultores.

O curso faz parte do Programa de Capacitação do Consultor do Empreender  e acontece na sede da Associação Empresarial de Lages (Acil). Participam do treinamento cerca de 20  consultores de todo o Estado. O curso é ministrado pelo supervisor do Programa Empreender/SC, Clóvis Consoli, em parceria com o coordenador do Empreender/SC, Osmar Vicentin.

O Treinamento Básico de Consultores (TBC) é premissa básica para atuação de um consultor junto aos núcleos que participam do Programa Empreender. Segundo Consoli, os núcleos são formados por empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas associações empresariais (ACIs). “Nos núcleos, os empresários, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas. O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima”, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários”, explica. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos originada na Alemanha, denominada METAPLAN.

A metodologia METAPLAN agrega a já conhecida tempestade de idéias em grupos (brainstorming) e a busca de metas e ações conjuntas. O que reflete com fidelidade o espírito do Programa é a forma de associativismo que ele propõe. Por ela, ninguém é obrigado a participar de um Núcleo. O convencimento vem pela nova visão de parceria, na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador de seu concorrente. E ainda com um diferencial: todos ganham.

Data de publicação: 06/02/2013