EMPRESÁRIOS UNIDOS
EMPRESAS MAIS FORTES
NOTÍCIAS
ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO INDUSTRIAL CATARINENSE - ICEI



Foto

 

A confiança dos industriais catarinenses na economia melhorou em novembro. O indicador registrou 57,4 pontos, valor 3,2 pontos maior que o de outubro. Maior otimismo foi verificado nas médias e grandes indústrias. Segundo os empresários, as condições atuais da economia estão melhores do que no mês anterior e as expectativas para os próximos meses são positivas.  

         O cálculo do ICEI é feito através da opinião dos industriais sobre as condições econômicas atuais e as expectativas para os próximos meses.   

O Índice varia no intervalo de 0 a 100. Acima de 50 indica confiança e abaixo, falta de onfiança na economia.  

       Os empresários da construção civil estão mais  confiantes  na   economia   do   que  os   da indústria de transformação. O ICEI da  construção civil em novembro registrou 60,4 pontos e o da indústria de transformação 56,6 pontos. 

 

       Os principais pontos preocupantes citados pelos empresários em novembro foram: os incentivos dados pelo governo privilegiando poucos segmentos de atividade, a rigidez da legislação trabalhista, a elevação do preço dos insumos derivados do petróleo, o câmbio ainda em desequilíbrio com o de países concorrentes, a concorrência da China e Rússia no segmento de madeira, a pouca oferta e os elevados preços do milho e da soja. 

        O levantamento foi feito pela Unidade de Política Econômica e Industrial da FIESC em parceria com a CNI, entre os dias 01 a 14 de novembro.  Participaram 129 indústrias de Santa Catarina, dos segmentos de Transformação e Construção Civil.


Data de publicação: 23/11/2012

Fonte: Assessoria de Comunicação Acislo

MAIS FOTOS

Foto



COMPARTILHAR:




  VOLTAR