Com o atual cenário econômico mundial globalizado em que a competitividade, as constantes instabilidades políticas e econômicas, além das inúmeras adversidades ambientais, várias empresas agem de maneira mais instintiva do que através de um consciente Planejamento Estratégico.
O Planejamento Estratégico torna-se muitas vezes um item secundário em épocas de crise.
Sem um bom Planejamento e uma estratégia bem fundamentada, as empresas colocam em risco a própria sobrevivência em um mercado competitivo.
O Planejamento Estratégico deve ser feito anualmente, para assim, traçar os objetivos e metas do ano seguinte ou do que está se iniciando, definindo um projeto consistente para a organização.
O Planejamento Estratégico é, na verdade, a construção de um projeto comum, que pode ser visualizado e compartilhado por todos os integrantes da equipe responsável pela gestão da empresa.
Com algumas ações mínimas realizadas anualmente, a empresa terá condições e ferramentas suficientes para caminhar durante o ano e contornar imprevistos que venham a surgir, considerando que terá realizado uma análise das possibilidades com antecedência.
Sua empresa conseguirá, desta forma, prever custos, delegar tarefas, otimizar tempo e potencializar resultados. Basta apenas ter foco e dedicação.
Data de publicação: 05/11/2012
Fonte: Assessoria de Comunicação Acislo