Pedidos de falência de empresas crescem em outubro, diz Serasa

O número de pedidos de falência chegou a 131 em todo o país em outubro, segundo aponta indicador da Serasa Experian, divulgado nesta segunda-feira (7). O aumento verificado foi de  21,3% na comparação com as solicitações feitas em setembro (108).

Porém, em relação ao mesmo período do ano passado, o número de pedidos caiu 24,3% - foram 173 pedidos de falências em outubro do ano passado. Dos 131 pedidos de falência registrados neste ano, 86 partiram de micro e pequenas empresas, 28 de médias e 17 de grandes empresas.

Já em relação aos pedidos de recuperações judiciais, foram 27 solicitações em outubro, quantia inferior aos 34 pedidos verificados em setembro.

Os economistas da Serasa atribuem a alta mensal dos pedidos de falências em outubro "ao reflexo do atual cenário de maior desaquecimento da economia. Entretanto, como já se iniciou um novo ciclo de redução dos juros, é pouco provável que presenciemos continuidade de crescimento dos indicadores de insolvência ao longo dos próximos meses".

Segundo a Serasa, o recuo nos pedidos de recuperações judiciais em outubro é um sinal de que, apesar das dificuldades financeiras, não se vislumbra um quadro de expansão da insolvência das empresas brasileiras no médio prazo.

Data de publicação: 07/11/2011