O Brasil é o 47º entre as nações que mais geram inovação

No Brasil, as estatísticas da propriedade industrial ainda não são animadoras, apesar dos esforços das entidades que regem a profissão como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABPI) e também o fato de a economia brasileira ter crescido em 2010, os pedidos nacionais de patentes internacionais caíram 14,4%, enquanto na China progrediram em 56% e na Coreia, em 20%. Soma-se a isto o fato de o número de patentes que viraram produtos e foram comercializadas no Brasil quando só então se poderá falar em inovação e negócio ser baixíssimo, alcançando apenas 0,5% do total.
Uma das formas encontradas pelo governo para alavancar esses números são os investimento feitos através de linha de crédito como o do BNDES de R$ 2 bilhões para ampliar a carteira de inovação neste ano, com taxas de juros de 4 % a 5% ao ano.
Segundo dados da Câmara dos Deputados o Brasil é o 13º colocado no ranking global de produção do conhecimento, mas cai para o 47º lugar entre as nações que mais geram inovação. Números que andam na contra mão do século 21, no qual as nações devem o seu crescimento ao investimento em inteligência e inovação como a China e o Japão.  Outro número nada agradável refere-se a pirataria hoje, o País ocupa a 5ª posição entre os que mais praticam crimes de pirataria online no mundo, atrás de Estados Unidos, Itália, França e Espanha, dados computados entre janeiro a julho de 2011.
O Programa de Proteção Intelectual (Printe), na tentativa de inibir esse comercio lançou em 2011 a campanha “Pirataria; esse barco tem que afundar” visando a conscientização popular para evitar a compra de produtos de procedência duvidosa, além de disponibilizar através das Associações Empresariais, uma gama de benefícios aos associados que contribui para a melhoria do ranking da inovação atual.

Data de publicação: 16/09/2011