ACISLO promove encontro inédito de entidades

Na noite desta segunda-feira (8), aconteceu no auditório da Associação Empresarial de São Lourenço - ACISLO, uma reunião com a presença de 20 entidades lourencianas, com o propósito de discutirem sobre a possibilidade do aumento do número de cadeiras no legislativo lourenciano e firmar uma posição única, representando a sociedade civil lourenciana.

O aumento nas cadeiras é assegurado pelo Artigo 29 da Emenda Constitucional 58, que determina a quantidade de cadeiras proporcionalmente à população de cada município. Em São Lourenço do Oeste, como há mais de 15 mil habitantes e menos de 30 mil, os vereadores podem passar de nove para 11 na próxima legislatura. A discussão vem se intensificando nos últimos dias entre os vereadores e presidentes de partidos e a decisão deve ser tomada até outubro deste ano, data em que se encerra o prazo.

As entidades presentes na reunião puderam se manifestar e debater sobre o aumento para 11 vereadores na próxima legislatura, sendo conjunta a decisão do repúdio ao aumento. Todas as entidades assinaram ofício de repúdio que será encaminhado ao legislativo lourenciano.

A iniciativa deste encontro foi da ACISLO que juntamente com sua Assessoria Jurídica, na pessoa do Dr. Célio Armando Janczeski conduziu o debate. Ficou definido também, que a decisão dos presentes será amplamente divulgada nos veículos de comunicação locais e regionais, para que a população como um todo possa acompanhar essa decisão.

Segue abaixo ofício na íntegra que será encaminhado a Câmara de Vereadores de São Lourenço do Oeste, com a assinatura de todos os representantes das entidades presentes no encontro:

OF. N° 020/2011DIRE                             São Lourenço do Oeste/SC, 09 de Agosto de 2011.

Exmo. Sr.

Walmor José Pederssetti

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores

Prezado Senhor

Cumprimentando-o cordialmente, vimos pelo presente informar que as entidades abaixo firmadas, representantes da sociedade civil lourenciana reuniram-se no último dia 08 de agosto, nas dependências do auditório da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste - ACISLO, aonde discutiram a respeito do aumento do número de vereadores em nosso município.

Após várias intervenções, as entidades signatárias deliberaram em manifestarem seu repúdio a proposta de elevação do número de vereadores, esperando que tal posição seja também compartilhada por vossa excelência.

Esperando contar com sua atenção e apoio, firmamo-nos.

Atenciosamente,

- ACISLO - Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste