ACISLO apresenta case das sacolas retornáveis na Faculdade da Fronteira- FAF

A Faculdade da Fronteira - FAF através do coordenador do Núcleo de Apoio Metodológico e Pedagógico - Namp, professor Jonas Grejianin Pagno, reuniu as lideranças da região envolvidas com o projeto de substituição de sacolas plásticas por retornáveis. A reunião aconteceu na sede da faculdade da tarde da última quarta-feira.

Na ocasião o professor Jonas apresentou representantes do projeto “Sou Consciente - Uso Sacolas Retornáveis” desenvolvido em São Lourenço do Oeste - SC pela Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste - Acislo e o Núcleo dos Supermercadistas. Eles apresentaram um vídeo criado pelo município de Xanxerê e utilizado na conscientização em São Lourenço.

Em seguida a consultora da Acislo, Adeaner Cunico, relatou a experiência com o projeto explicando que fizeram um mês de campanha para conscientização com crianças nas escolas e em seguida as sacolas plásticas foram extintas dos supermercados. Ela destaca que o projeto deu certo já no início sem a necessidade de tornar lei.

Após discussão e negociação com as lideranças o grupo definiu que na próxima quinta-feira, dia 14, haverá uma reunião na FAF às 19h entre os membros da comissão. A comissão é formada por secretários de Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Educação dos três municípios além de representante da Associação Comercial e Industrial de Barracão, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira – Ascoagrin e do Consórcio Intermunicipal da Fronteira - CIF.

Conforme o professor Jonas a reunião será realizada para definição do cronograma de ações. O grupo também decidiu trabalhar em conjunto a conscientização para a separação correta do lixo. O trabalho será realizado também com as crianças das escolas. A Ascoagrin já se comprometeu em criar o Núcleo dos Supermercadistas.

Data de publicação: 13/04/2011