Executivos se unem rumo à excelência na gestão

A capital do turismo do Brasil, Balneário Camboriú, foi o cenário do evento que reuniu os executivos das associações empresariais de Santa Catarina: o Workshop para Executivos de ACIs: Pensar 2011 nos dias 7 e 8 de abril.
O evento organizado pela FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina em parceria com a Acibalc – Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, reuniu cerca de 80 participantes.

O tema do encontro foi “Rumo à Excelência”, uma das diretrizes da Federação. A temática foi tratada de diversas formas, entre elas, palestras e dinâmicas especiais.

O ponto alto do evento foi a dinâmica realizada no Parque Unipraias. Os executivos participaram de uma dinâmica que uniu conhecimento e atividades lúdicas. Durante a tarde do dia 7, eles praticaram arvorismo e tiveram que relacionar a prática ao critério de liderança do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), também curtiram o youhoo, um trenó que desce em meio à mata atlântica, e tiveram que correlacionar ao critério processos, entre outros. Foram 8 critérios abordados de forma lúdica que levaram os participantes à reflexão sobre o processo de excelência na gestão das associações empresariais.

Para o diretor executivo da FACISC, Gilson Zimmermann, a excelência está linkada ao sucesso das entidades e consequentemente do Sistema FACISC. “Lançamos o Prêmio FACISC de Excelência justamente para incentivar este processo nas associações empresariais. Precisamos implantar práticas para aprimorar a nossa gestão”, ressaltou.

Conhecimento e troca de experiências
O evento também contou com palestras e painéis que incentivaram a troca de experiências e o repasse de conhecimento técnico. Na manhã da quinta-feira, 7,  o presidente do Movimento Catarinense para a Excelência (MCE), André Gaidzinski e a diretora executiva da entidade, Luciana Lima, falaram sobre os critérios e ações voltadas para o processo de conquista da excelência. Logo após, a gestora do prêmio MPE Brasil no Sebrae/SC, Josiane MInuzzi, fez um link do processo de excelência a sua aplicação direta nas empresas. “As micro e pequenas empresas podem e devem participar deste prêmio, pois apenas a participação já auxilia na melhoria direta da gestão”, explicou.

A manhã da sexta-feira, 8, contou com a apresentação do Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA), Marcos Adolar Thiem. Ele falou sobre as ações do NEA e como os executivos podem potencializar a participação das automecânicas nas ACIs.

O painel de boas práticas de gestão em associações empresariais contou com a participação do executivo da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), Cleber Stassun e o executivo da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), Marcelo Cavinati. Eles deram um panorama da gestão nas suas entidades e abordaram do planejamento estratégico à práticas de comercialização das soluções empresariais. “Que ações vamos desenvolver para fazer para aumentar a utilização das soluções empresariais?”, indagou Cavinati.

Tempo
A atividade de encerramento contou com a palestra do empresário e consultor Luc Pinheiro. Ele abordou o tema segredos do tempo no trabalho para voluntários. Ele abordou a questão das diferenças entre o tempo de dedicação do executivo e dos diretores voluntários e deu dicas de como administrar melhor o tempo.

Data de publicação: 09/04/2011