EMPRESÁRIOS UNIDOS
EMPRESAS MAIS FORTES
NOTÍCIAS
Maior temporal da história deixa interior do município em situação de emergência



Foto

Um forte temporal ocorrido na noite deste domingo dia 03 de abril deixou o interior de São Lourenço do Oeste em situação de emergência.

Em 2 horas choveu mais de 200 milímetros causando muita destruição.

A comunidade mais atingida foi Linha Guaporé que ficou irreconhecível pelo tamanho da tragédia.

Casas, armazéns, estrebarias, pocilgas, máquinas agrícolas e tudo o que estava próximo ao Rio Guaporé ficou destruído. O empresário rural Ludovino Franchini viu sua propriedade ser levada pelas águas. A forte correnteza destruiu  pocilgas e uma fábrica de ração, a garagem, tratores e colheitadeiras foram arrastados pela força das águas causando um prejuízo superior a R$ 500 mil.

Na comunidade, o semblante das pessoas era de medo, pois tudo aconteceu durante a noite e somente ao amanhecer desta segunda-feira, 04 de abril, foi possível dimensionar o tamanho do estrago.

O principal acesso que liga à comunidade de Linha Guaporé ainda está interditado, pois a correnteza destruiu totalmente a ponte que liga a comunidade ao Município de Novo Horizonte. Somente é possível chegar até a comunidade pela estrada secundária via Novo Sarandi.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Saulo Sutilli, acompanhado pelo Presidente da Defesa Civil, Nelson Lovera Junior, visitou os locais atingidos pelo temporal e fizeram os primeiros levantamentos. Segundo Sutilli, neste primeiro momento a prioridade será dar condições de trafego às estradas nas regiões atingidas, e na sequência serão prestadas assistências às vitimas com trabalhos de máquinas principalmente na remoção de entulhos e na retirada do grande volume de galhos e árvores que estão trancando as estradas e as pontes. Num primeiro levantamento, somente na região de Linha Guaporé e Linha Farroupilha, quatro pontes foram totalmente destruídas e arrastadas pelas águas. A comunidade de Linha Farroupilha está sem acesso via Presidente Juscelino; para sair do local, terá de ser usada a estrada via Belvedere e Santa Inês. Até ao meio dia desta segunda-feira, equipes da Prefeitura Municipal estavam concentrando os trabalhos na remoção de árvores que impediam a passagem na estrada principal de Linha Farroupilha.

Outra região bastante atingida foi o Distrito de São Roque. Os primeiros levantamentos mostram que pelo menos cinco pontes no Distrito foram danificadas, várias delas tendo as cabeceira e encostas totalmente destruídas. Segundo o Gerente do Distrito Valdemar Bergoza, a primeira providência será a recuperação das cabeceiras da ponte na comunidade de Ouro Verde que ficou totalmente comprometida impedindo o acesso às demais comunidades daquela região.

Em reunião ocorrida no início da tarde desta segunda-feira (04) com a Defesa Civil do município, o Prefeito Municipal Tomé Francisco Etges já sinalizou decretar Situação de Emergência no município ainda nesta tarde, devido ao volume dos estragos que lhe foram relatados pelo referido órgão, sendo que o levantamento oficial dos estragos ocorridos em todas as áreas afetadas terá início na manhã da terça-feira (05), quando as equipes de avaliação já estarão formadas.


Data de publicação: 04/04/2011

Fonte: Assessoria de Comunicação Acislo

MAIS FOTOS

Foto



COMPARTILHAR:




  VOLTAR