As melhores ações para abril

Assim como em fevereiro, em março o Ibovespa também registrou ligeira alta, de 1,8% apenas. Mesmo assim, nada desastroso, considerando o cenário externo que vem deixando os analistas bastante cautelosos. Tragédia no Japão, conflitos no mundo árabe, alta do petróleo, mau desempenho do mercado imobiliário americano e aumento da incerteza em relação a Europa - que teve seu ápice na renúncia do primeiro-ministro de Portugal - agitaram o mundo no mês passado e tornaram os investidores bastante avessos ao risco. Além da fuga de capitais estrangeiros, a maior parte dos relatórios divulgados pelas corretoras para abril ressaltava também os temores em relação à inflação brasileira.

Com isso, as estratégias das corretoras consultadas voltaram-se para uma maior exposição a empresas beneficiadas pelo mercado interno. Mais uma vez, a Vale foi campeã de indicações, presente em 12 das 15 carteiras. Em seguida, veio a Petrobras, com 10 indicações.

Expressando cautela, a Ativa destaca o risco de aumento da aversão ao risco dos investidores internacionais e recomenda maior exposição a setores dependentes do mercado doméstico. A corretora retirou de sua carteira os papéis da AmBev em razão das notícias recentes relacionadas ao aumento da carga tributária, e substituiu-os pelas ações das Lojas Renner, dada à fraca performace recente e à perspectiva favorável. No setor de telecomunicações, as ações da Telemar substituíram as da Vivo, donas de uma valorização de 8,1% no mês passado, considerada excelente pela corretora. A Ativa decidiu também aumentar sua exposição aos papéis da Brookfield em razão de seu ótimo desempenho em março (alta de 10,8%), reduzindo exposição às ações do Itaú Unibanco.

Com um relatório um pouco mais otimista em relação aos acontecimentos internacionais, mas ainda prevendo um “cenário local tenso”, o Banif realizou boas mudanças na sua carteira para o mês de abril. As ações da Eletropaulo foram substituídas pelos papéis da Tractebel após a distribuição de dividendos, enquanto que Even e EZ Tec entraram no lugar de MRV e PDG Realty, devido às reduções de margem divulgadas por essas duas empresas. Os papéis da Telesp foram simplesmente retirados, já que tiveram bom desempenho em março e não há expectativas de catalisadores de curto prazo. Por fim, o peso nos papéis da Vale aumentou de 15% para 20%, o mesmo dos papéis da Petrobras.

Data de publicação: 04/04/2011