Comunicado oficial: Presidente da Acislo pede afastamento por 90 dias

Embora estatuto não tenha previsão, afastamento visa garantir isenção da entidade

A diretoria e o conselho superior da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) acataram, na última semana, o pedido de licença, a partir de 1° de julho e por período de 90 dias, da presidente da Acislo, a presidente Sandra Lagni Haefliger, justifica o pedido, alegando que o cônjuge é pré-candidato ao Executivo municipal no pleito de outubro. Em que pese, não ter impedimento no regimento interno da associação de que a mesma permaneça no cargo de presidente, esta entende que deve se afastar por 90 dias da entidade para não haver qualquer situação que afete a entidade, prezando sempre pela transparência e isenção política partidária da associação.

A diretoria e conselho superior foram unânimes no atendimento do pedido de afastamento, tendo em vista que a entidade representa hoje mais de 750 empresas dos setores da indústria, comércio e prestação de serviço e, historicamente, ao longo dos 40 anos de associativismo, sempre atuou isenta de interesses ou posicionamentos políticos. A associação, por meio da diretoria e do conselho superior, reforça que o processo político faz parte da democracia e é importante para o desenvolvimento da sociedade. No entendimento de ambos, todo o cidadão, no exercício da democracia, pode ter envolvimento político. Entretanto, defende que a instituição associativa abdique de interesses particulares e preserve os interesses coletivos.

Com a vacância do cargo, automaticamente, como prevê o estatuto da entidade, a vice-presidente, Josiane Amadori Boito, assume o comando da entidade no período. Após o processo eleitoral, Sandra retorna ao cargo e cumpre a gestão no biênio 2023/2025.

Cartilha Voz Lourenciana

O afastamento de Sandra é visto pela diretoria e conselho superior como necessário, pois a entidade, historicamente, desenvolve a cartilha Voz Lourenciana. O instrumento, que é entregue a todos os candidatos ao Executivo, é formulado ouvindo todos os setores e segmentos da sociedade. O documento reúne as principais pautas e reivindicações do setor empresarial e da sociedade.

Data de publicação: 02/04/2024