Com trânsito de mais de 6,6 mil veículos dia, PR-158 trava desenvolvimento do Noroeste de SC

Acislo vai propor nova audiência para tratar do assunto

Considerado importante corredor de ligação e escoamento de produção, a PR-158, trecho entre São Lourenço do Oeste e Vitorino, está no radar da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo). A entidade defende a reestruturação do trecho, com inclusão de terceiras faixas em ambos os sentidos. A justificativa é embasada no volume de veículos de passeio e de carga que transitam no perímetro e o número de acidentes com vítimas, muitos deles por ultrapassagens.

Conforme levantamento da Acislo, feito junto aos órgãos competentes, de 1° de novembro de 2023 até 16 de fevereiro de 2024 transitaram no trecho 715.840 veículos. A contagem levou em consideração os dois sentidos da pista. O levantamento foi feito através de duas câmeras de fiscalização que estão instaladas na divisa entre os estados de Santa Catarina e Paraná, em frente ao posto de fiscalização da Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola (Cidasc). Considerando que foram 108 dias de monitoramento, a média diária no período foi de 6.628 veículos.

Com base nesses dados, na lentidão do trânsito, o aumento no número de acidentes com vítimas e a importância do trecho para o escoamento da produção da região, a Acislo vai propor, nos próximos dias, uma nova audiência com autoridades competentes do Estado do Paraná para tratar da questão. Embora seja outro Estado, a associação entende que é preciso intervir, pois toda a região Noroeste de Santa Catarina depende dessa ligação, a qual hoje é considerada um gargalo para desenvolvimento.

A Acislo lembra que o tema PR-158 faz parte das bandeiras da entidade há alguns anos e já foi pauta de discussão em agendas na Capital do Estado paranaense. A ideia agora é somar forças com os municípios e associações empresariais catarinenses e paranaenses do entorno.

Data de publicação: 08/03/2024

Acislo vai propor nova audiência para tratar do assunto