Após 8 altas mensais, inadimplência do consumidor cai 3,3% em janeiro

Após oito meses consecutivos de alta, a inadimplência do consumidor recuou 3,3% em janeiro ante dezembro. Segundo o departamento de economia da Serasa Experian, responsável pelo levantamento, a queda e o cenário econômico mostram que a situação está sob controle.

Porém, quando a comparação é feita com janeiro do ano passado, a inadimplência sobe 24,8%, a maior expansão anual desde julho de 2002. "O crescimento da inadimplência, de 24,8%, na comparação entre os meses de janeiro, é resultado da expansão do endividamento dos consumidores, que cresceu acentuadamente durante todo o ano passado", diz relatório da empresa.

O indicador calculado pela Serasa Experian é mais amplo que o divulgado pelo Banco Central, pois abrange, além do sistema bancário, outras modalidades. Todas tiveram queda na comparação entre janeiro e dezembro, com destaque para os cheques sem fundos, que recuaram 13,4%.

Na comparação de janeiro de 2011 com o mesmo mês do ano anterior, o valor médio das dívidas com os bancos teve queda de 8,2%, representando a única modalidade com variação negativa.

Data de publicação: 09/02/2011