Trabalhadores e empregadores têm acordo sobre mínimo regional

Índice acordado é de 7% e foi apresentado ao governo para que seja encaminhada proposta de reajuste à Assembleia Legislativa

O presidente da FACISC, Alaor Tissot esteve nesta segunda-feira, 31 de janeiro, em reunião com o governador Raimundo Colombo. Na oportunidade, Tissot e outros representantes de trabalhadores e empregadores de Santa Catarina entregaram ao governador proposta consensual para o aumento dos valores das faixas do mínimo regional, estabelecido pela Lei 459-2009. O acordo entre as entidades laborais e de empregadores prevê reajuste de 7%, superando a inflação do ano passado, que ficou em 6,48%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O governador se comprometeu a encaminhar a proposta de reajuste à Assembleia nos termos acordados entre as partes e elogiou a capacidade de diálogo dos trabalhadores e dos empresários. "Esta é uma foto emblemática, pela capacidade de pensar no estado", afirmou, ressaltando que o gesto é importante também para a atração de investimentos para Santa Catarina.

As negociações envolveram as federações de trabalhadores e o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) e foram concluídas na manhã desta segunda-feira em reunião na sede da Federação das Indústrias (FIESC).

"O acordo é um marco nas relações de trabalho em Santa Catarina e representa o esforço de empresários e trabalhadores na busca da harmonia no ambiente de trabalho", disse o presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa. "São os empregadores e os trabalhadores, ou seja, as partes interessadas, que devem negociar os valores. O acordo é um momento importante de nossa relação que é aberta e transparente", disse o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Santa Catarina, Ari Oliveira Alano.

Com o arredondamento, as faixas do mínimo ficam nos seguintes valores:
Valor atual Piso Reajustado Proposto
Primeiro R$ 587,00 R$ 630,00