Acislo recebe comitiva da reitoria da Unochapecó, faz sugestões e conhece projetos

Encontro serviu para aproximar entidades e colher sugestes

A Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), sediou, na tarde desta quarta-feira (22), uma reunião com a reitoria da Unochapecó, direção do polo Unochapecó em São Lourenço do Oeste, vereadores e representantes do Executivo municipal. A conversa serviu para que a comitiva da universidade expusesse o trabalho que está sendo feito, quais são os projetos futuros e, principalmente, estreitasse os laços.

Claudio Alcides Jacoski, reitor da universidade, disse que a instituição de ensino vive um momento importante, de fortalecimento da estrutura, que, por consequência, deve influenciar e melhorar as condições de oferta de ensino superior em São Lourenço do Oeste. “É um modelo participativo, de envolvimento que a Unochapecó tem com a comunidade”, disse lembrando que a instituição é uma universidade comunitária que preza pela boa relação com associações, Legislativo e Executivo municipal.

Ao avaliar o encontro, Jacoski afirma que o resultado foi positivo. “Elaboramos uma série de itens de projetos futuros. Claro que muitos deles ainda vão ser organizados e preparados, mas são possibilidades efetivas para o crescimento da educação superior de toda a região”, resume.

Além de ouvir e conhecer em detalhe o trabalho da universidade, o grupo representante da associação, legislativo e executivo aproveitou para sugerir algumas questões e situações que podem melhorar e agregar na oferta de ensino superior. Curso técnicos, de curta duração, é um exemplo.

Presidente do conselho superior da Acislo, Deni Luciano Boito, que na oportunidade representou a presidência da associação, vê neste tipo de diálogo a chance de aproximação. “A gente sabe que o município é um polo regional. Então, que bom que eles [reitoria] enxergam o potencial que a cidade tem”. Ele entende e defende que a participação da iniciativa privada e do poder público faz a diferença e garante o fortalecimento e crescimento. “Onde há educação o desenvolvimento acontece de uma forma melhor”.

Boito entende que alguns pontos, se ajustados, podem contribuir com o desenvolvimento. Entre eles, cita, por exemplo, a vinda de novos cursos e a disponibilidade de formação técnica, de curta duração. “Essa é uma demanda latente dos nossos empresários”, justifica.

Data de publicação: 23/06/2022

Encontro serviu para aproximar entidades e colher sugestes