Acadêmicos e alunos do ensino médio participam da primeira ação do Movimento da Inovação

Um dos objetivos do movimento  construir uma cultura de inovao no municpio

Lançado recentemente através da cooperação entre Associação Empresarial e Cultura de São Lourenço do Oeste (Acislo), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Unochapecó, ambos polos lourencianos, o Movimento de Inovação realizou, no dia 14 de abril, a primeira atividade do cronograma 2022. Foi um “Bate papo sobre inovação” com o CEO da IXC Soft, Cleito Paris. O evento foi voltado para acadêmicos da Unochapecó e alunos do ensino médio.

Mesclando a história pessoal com a profissional e os desafios de empreender, Paris procurou mostrar para os jovens que o processo de inovação requer comprometimento e persistência. Segundo ele, nesse processo a pessoa precisa abdicar do imediatismo. “Quis trazer um pouco da essência e de como a pessoa se torna um empreendedor. Para exemplificar e eles entenderem melhor, trouxe exemplos e dificuldades que enfrentei ao longo da trajetória”.

Embora hoje esteja focado na área de sistemas, Paris explicou que ao longo da trajetória precisou inovar várias vezes e nem sempre esse processo esteve relacionado com tecnologia. Com esse gancho, mostrou para o público que o processo de inovação independe de questões tecnológicas. “Inovar é entender ou identificar uma dor da sociedade. Quando você consegue validar e resolver esse problema, você está inovando”, resume.

Segundo as entidades que integram o movimento, o bate papo foi a primeira ação do movimento e objetivo é criar um ambiente de inovação para desmistificar questões que envolvem o tema. A intenção é provocar e motivar as pessoas para que tirem do papel ideias e inovações. O Movimento de Inovação é uma iniciativa que, por meio de uma agenda de atividades, ações e eventos, busca criar a cultura de inovação. A proposta é envolver jovens em idade acadêmica, professores e empresários.

Próximas ações

Maio – Visita Parque Tecnológico em Chapecó

Junho – Workshop de Inovação – Integração e busca de soluções

Julho – Desafio da Inovação (atividade supervisionada/game de inovalçao)

Agosto – Visita a uma empresa inovadora

Innovation Day (Dia de inovação, experiência e imersão) – palestra de encerramento e confraternização.

Série “bate papo da inovação”

Data de publicação: 19/04/2022

Um dos objetivos do movimento  construir uma cultura de inovao no municpio