Palestra sobre inteligência emocional marca início de parceria entre Acislo e Unochapecó

Palestra foi o primeiro evento de um ciclo que deve acontecer nos prximos meses

Numa parceria com a Unochapecó, a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) realizou, na terça-feira (30), a palestra “Liderança e Inteligência Emocional”, a primeira de um ciclo que está programado. Aline Dotta, psicóloga e palestrante, foi quem conduziu o bate papo com empresários e equipes de profissionais. O evento teve o apoio institucional da Kellogg’s, Casa do MDF e Sicoob Original.

Aline conta que o objetivo da palestra foi mostrar para o público que, por exemplo, através da inteligência emocional é possível entender por que as pessoas são contratadas pelo currículo e demitidas pelo comportamento. Frisando que emoções servem para gerar comportamentos, ela disse que o encontro permitiu uma reflexão sobre os temas. Oportunamente, ela falou sobre comportamentos automáticos e fisiologia do medo.

Questionada sobre a importância do tema, a psicóloga defende que o papel do líder, quando consegue desenvolver a inteligência emocional, é conduzir as pessoas para a zona de aprendizagem. “90% das pessoas entendem que inteligência emocional é saber lidar com as emoções. É muito mais que isso. Então, ter a visão do todo contribuiu para o gerenciamento das emoções”, explica observando que pessoas com inteligência emocional não vão deixar de sentir as emoções, mas vão saber lidar com elas. Dentro do mundo coorporativo, ela lembra que quanto maior a hierarquia, maior é a importância de desenvolver a inteligência emocional.

Com 20 anos de experiência na área, Aline afirma que o desenvolvimento da inteligência emocional faz a diferença. “Antes da pandemia poucas empresas se preocupavam verdadeiramente com o desenvolvimento do assunto na prática. Eu percebi, [ao longo da pandemia], que as poucas empresas que já tinham esse pilar desenvolvido estavam fortalecidas”.

Parceria

Fernado Pressotto, presidente da Acislo, explica que a parceria prevê uma série de atividades, todas com o intuito de qualificar o empresariado lourenciano e suas equipes. “É uma das prioridade da associação buscar soluções, treinamentos e capacitações e a parceria com a Unochapecó vem para atender isso”, define citando que há duas outras atividades já previstas para os próximos meses.

De acordo com o presidente da associação, as parcerias são importantes, pois a soma de expertise vai permitir o atendimento pleno das demandas. “A Acislo tem em seu DNA essa busca pela soma de esforços, ou seja, o exercício prático do associativismo. Tendo uma instituição parceira, como é o caso da universidade, a entrega de conteúdo é mais assertiva”.

Data de publicação: 02/12/2021

Palestra foi o primeiro evento de um ciclo que deve acontecer nos prximos meses