Empresários e órgãos fazem discussão sobre uso e regulamentação do serviço de moto entregador

A proposta  fazer o cadastro dos profissionais junto a prefeitura, identificao das motocicletas com numerao, uso de coletes sinalizadores e a realizao de cursos e treinamentos.

Junto com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de São Lourenço do Oeste, Polícia Miliar (PM) e Corpo de Bombeiros, empresários que atuam na modalidade delivery, especialmente na área da alimentação, realizaram, na manhã desta quinta-feira (29), no auditório da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), uma reunião para discutir e construir estratégias em relação ao serviço prestado por moto entregadores.

Conforme o diretor do empreender na Acislo e empresário do ramo alimentício, Kalu Lessa, a reunião atende a uma demanda gerada pela sociedade, a qual tem manifestado preocupação principalmente em relação a velocidade e o descumprimento em relação as normas de trânsito. “A gente sabe que não são todos os entregadores que excedem a velocidade ou desrespeitam as normas, mas o assunto precisava ser pautado e analisado de uma forma conjunta”, resumiu.

Frisando que com a pandemia a atividade de moto entrega se tornou uma utilidade pública, Lessa também observa que a crescente demanda gerou algumas preocupações e consequências que até então não eram observadas. “Essa reunião serviu para que nós, empresários, em conjunto com os órgãos responsáveis, pudéssemos alinhar e construir estratégias em relação a questão do excesso de velocidade e cumprimento das leis de trânsito”, disse adiantando que o objetivo não é punir ninguém, mas chegar num consenso, onde o serviço seja prestado de maneira profissional e responsável.

Em consenso, Demutran, PM, Corpo de Bombeiros e empresários concordaram que é preciso uma regulamentação da atividade. Entre os pontos observados, todos são favoráveis ao cadastro dos profissionais junto a prefeitura, identificação das motocicletas com numeração, uso de coletes sinalizadores e a realização de cursos e treinamentos. “A ideia é regulamentar e, como a moto entrega é um serviço que atende outros setores, vamos fazer contato com esses empresários também”, adiantou.

Outra questão levantada na reunião foi a criação de um núcleo setorial ligado a associação para que problemáticas em comum possam ser mitigadas em conjunto. Lessa acredita que a organização permitirá o desenvolvimento e a melhoria do serviço prestado a comunidade.

Data de publicação: 29/04/2021