Empresas lourencianas são certificadas com o registro de marca

Neste ano foram entregues sete certificados e iniciados outros 20 processos

Depois de um longo período de tramitação dos processos, empresas lourencinas receberam, nesta semana, o certificado de registro de marca. A entrega foi feita pela empresa Cerumar Propriedade Intelectual, responsável por conduzir o trabalho junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro de marca, através do Printe - Proteção Intelectual, é uma das soluções oferecidas pela Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo).

Willian Vicente Wesendonck, diretor de operações da Cerumar, conta que a entrega do certificado é muito representativa, pois é o momento em que o empresário pode ter algo palpável. “É um documento oficial, emitido pela autarquia federal, o INPI, que é responsável por identificar quais as marcas podem ou não conviver no mercado com registro”. Para ele, a empresa que busca o serviço quer, principalmente, a segurança jurídica no mercado para, por exemplo, investir em marketing, fortalecer a marca na região, estado e país e ter a exclusividade do uso da mesma.

Lembrando que, com a pandemia, as empresas estão investindo no mundo digital, Wesendonck acredita que a exclusividade do uso da marca pode ser um diferencial nessas horas. “Marcas iguais e com registro, em tese, podem conviver no mercado, mas desde que não confundam o consumidor e que sejam para diferentes ramos de atuação”, disse frisando que o empresariado lourenciano se destaca nesse quesito, pois tem consciência da importância do registro.

Nessa linha, o diretor de operações da Cerumar afirma que o empresariado lourenciano está sabendo aproveitar as soluções disponibilizadas pela Acislo. Neste ano foram entregues sete certificados e iniciados outros 20 processos. “É uma questão cultural do Brasil. Nós não tínhamos a cultura de proteger as marcas e trabalhar com os ativos de propriedade intelectual, o qual extrapola a questão de marcas e patentes”, explica.

Em resumo, Wesendonck afirma que esse investimento é um aperfeiçoamento das empresas. Embora o número maior de pedidos de registro seja de empresas já consolidadas no mercado, ele observa que não é necessário um tempo específico de CNPJ para iniciar o processo. “O ideal seria que os empresários, antes mesmo de colocar a empresa no mercado, procurassem informações e orientações sobre essa questão. É o momento para checar se a marca pode ou não ser registrada e se o empresário não está infringindo o direito de terceiro”, orienta.

Informações

Como faz parte do portfólio de soluções da Acislo, toda a equipe da entidade está a disposição para orientar e, quando necessário, agendar visitas com a equipe operacional da Cerumar Propriedade Intelectual. Interessados na solução podem entrar em contato com o atendimento da associação de segunda a sexta-feira.

Data de publicação: 03/12/2020

Neste ano foram entregues sete certificados e iniciados outros 20 processos