Vendas do comércio crescem pelo 7º mês seguido

Ao contrário da indústria, que tem apresentado resultados negativos, o comércio segue em franca expansão. Dados do IBGE (com ajuste sazonal) divulgados nesta quarta-feira (12) mostram crescimento de 1,1% em novembro na comparação com outubro, e de 9,9% ante o mesmo período de 2009. Foi o sétimo mês consecutivo de alta no varejo.

No acumulado de janeiro a novembro, o volume de vendas registra ganhos de 11% e, em 12 meses, elevação de 10,8%.

O resultado surpreendeu os analistas, que previam uma alta mensal de 0,5%. "A alta na taxa de variação se concentrou em alguns segmentos, mais especificamente em Equipamento e material para escritório, comunicação e informática (10,5% M/M em novembro, após a forte queda de -12,4% M/M em outubro) e Livros, jornais, revista e papelaria (6,6% M/M em novembro)", diz relatório do Banco Fator, que destaca que os juros dos contratos futuros abriram em alta após a divulgação do IBGE.

Na comparação com outubro, oito das dez atividades pesquisadas tiveram alta, com destaque para o crescimento de 10,5% do segmento de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação. Quando a pesquisa inclui material de construção, veículos e motos, o resultado do chamado Comércio Varejista Ampliado é positivo em 1,4% no mesmo período, com destaque para material de construção (alta de 0,8%).

Dezessete das 27 Unidades da Federação tiveram alta nas vendas na passagem de outubro para novembro, com destaque para Alagoas (3,7%), Amapá (3,1%) e Ceará (1,9%).  Por outro lado, as maiores quedas foram em Roraima (-9,3%), Distrito Federal (-3,0%) e Rio Grande do Norte (-2,1%).

Data de publicação: 12/01/2011