Para não perder o ritmo acelerado, indústria catarinense reduz férias coletivas

Indústria de Santa Catarina vive um boa fase e a perspectiva para 2011 é manter o ritmo de crescimento. As tradicionais férias coletivas de fim de ano — que, em 2009, duraram até 30 dias — foram reduzidas ou eliminadas.

O ano de 2010 foi bem diferente dos demais, na avaliação do 1º vice-presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Glauco Côrte.

— As empresas pararam um período entre o Natal e o Ano-Novo, às vezes para compensar banco de horas, mas não são férias decorrentes de ajustes na economia — avalia.

São três as principais razões para o otimismo, segundo Côrte. Em primeiro, o mercado interno vai continuar dando sustentação ao crescimento da economia. Em segundo, haverá aumento do investimento. Em terceiro lugar, a aposta na recuperação — não tão pujante, mas positiva — das economias desenvolvidas, como os países da Zona do Euro e os EUA.

Data de publicação: 10/01/2011