Assembléia do Paraná aprova projeto que cria a Ferrosul

Capa notícia Assembléia do Paraná aprova projeto que cria a Ferrosul

A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou em primeira discussão por unanimidade, nesta segunda-feira (19), o projeto de lei nº 127/10 que autoriza o governo do Paraná a criar a Ferrovia da Integração do Sul S/A (Ferrosul) a partir da Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste). A proposta, do Poder Executivo, recebeu pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento.

Somando o atual traçado da Ferroeste – 248 quilômetros de linha férrea entre Guarapuava e Cascavel – e a expansão futura com a Ferrosul nos estados dos Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o total de novas linhas chegará a três mil quilômetros, aí incluído o trecho Panorama/SP – Maringá/PR – Chapecó/SC – Pelotas – Rio Grande/RS, recentemente aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados para compor o Plano Nacional de Viação.

“A Ferrosul vai permitir a integração ferroviária dos quatro estados do Sul – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, inclusive com países vizinhos como a Argentina e o Paraguai”, destacou o deputado Reni Pereira, relator do projeto nas duas comissões .

A matéria ainda deve passar por pelo menos mais duas votações antes de ser enviada à sanção ou veto do governador Orlando Pessuti. O projeto de lei que cria a Ferrosul permite alterar a denominação e os fins sociais da companhia estatal paranaense Ferroeste, que receberá o nome de Ferrosul, passando a ter a participação acionária dos estados do Sul, integrantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul).

A iniciativa também assegura a celebração de acordo de acionistas da Ferroeste garantindo a participação dos demais Estados na gestão da nova empresa, informa o líder do Governo, Luiz Claudio Romanelli.

A decisão de criar a Ferrosul, segundo o presidente da Ferroeste Samuel Gomes, é resultado de um entendimento dos governadores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul em reunião do Codesul realizada em 18 de novembro de 2009, em Campo Grande (MS). “Os governadores propuseram criar a Ferrosul com o
objetivo, sob controle e gestão pública, planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos nos quatro estados de abrangência do Codesul”, informou Samuel.

COMPANHIA – Recentemente, os deputados aprovaram a Criação da Companhia de Desenvolvimento do Extremo Sul, que dentre outras ações, deve servir de aporte financeiro para a expansão da Ferrovia da Integração do Sul. A Companhia, que além do Paraná, deve contar com a participação de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, terá um aporte inicial de R$ 100 milhões.

Conforme a proposta, a companhia servirá para o intercâmbio entre os estados brasileiros, sobretudo para o desenvolvimento econômico, social e político. Além disso, para a adoção de medidas comuns nas áreas de segurança pública, saúde, defesa civil e ações em demais áreas, que possam ser desenvolvidas em conjunto, a fim de ampliar o alcance.

A ideia da criação da companhia foi concebida pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Assim, textos similares deverão ser votados nos Legislativos dos quatro estados, que deve cada um contar com 25% de participação acionária na companhia.

Deseja saber mais sobre a ferrovia? Clique aqui.

Publicada em 20/04/2010

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Sindicato Simec realiza encontro com empresários do setor eletrometalmecânico em São Lourenço do Oes

Empresários do setor eletrometalmecânico da região participaram, na noite desta quinta-feira, de um encontro promovido pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Mate ...

Acessar notícia

Obras da SC-305 entre SLO e Campo Erê avançam, mas conclusão dentro do prazo é incerta

A pavimentação da SC-305, no trecho que liga São Lourenço do Oeste a Campo Erê, segue em andamento e já apresenta melhorias para os usuários da via. Nesta semana, representantes da Associação ...

Acessar notícia

São Lourenço do Oeste supera médias estadual e nacional na geração de empregos formais no 1º semestr

São Lourenço do Oeste encerrou o primeiro semestre de 2025 com um saldo positivo de 446 novos postos de trabalho formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O vol ...

Acessar notícia
Whatsapp