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Na noite desta
quinta-feira (8), cerca de 30 pessoas participaram do curso "WhatsApp:
Como Potencializar essa Ferramenta no Atendimento", realizado no auditório
da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo). O
treinamento foi ministrado por Giseli Gotz, mestra em linguística e empresária,
que trouxe à tona a importância do uso estratégico do WhatsApp no ambiente
corporativo.
Durante a formação,
Giseli destacou que, embora o WhatsApp seja amplamente utilizado para
comunicação pessoal, muitas vezes sua relevância no contexto profissional é
subestimada. "Por ser uma rede social que usamos no dia a dia, tendemos a
desconsiderar o grau de importância que ela tem para os negócios, para os
empresários, para os clientes e fornecedores", observa.
O curso abordou desde o
essencial da língua portuguesa até a padronização e individualização do
atendimento, passando por técnicas de como dizer "não", lidar com
situações adversas e a importância do pós-venda. Giseli enfatizou que a forma
como nos comunicamos através do WhatsApp pode ser determinante para a
fidelização de clientes.
Além das exposições
teóricas, os participantes realizaram práticas de atendimento, onde puderam
diagnosticar como suas abordagens poderiam ser aprimoradas. Giseli lembra que a
transformação no atendimento não ocorre do dia para a noite, mas sim, é um
processo contínuo que requer atenção e autocontrole. “É preciso que nós nos
policiemos e estejamos atentos para conseguir ir incorporando na nossa prática
diária, no nosso atendimento diário”, destaca.
Um dos pontos altos do
curso foi a reflexão sobre a necessidade de personalização no atendimento,
diferenciando o uso do WhatsApp no ambiente familiar e no ambiente
profissional. Giseli observou que mesmo entre as gerações mais jovens, há uma
dificuldade em equilibrar esses dois mundos, além de uma carência na
interpretação de textos e na produção escrita correta.
Ao final do curso, Giseli
se colocou à disposição dos participantes para futuras dúvidas, enfatizando que
o aprendizado não termina no curso, mas continua na aplicação diária do que foi
ensinado. “Se tiver dúvidas sobre a abordagem correta, entrem em contato. Essa
é uma mudança que pode ser transformadora no atendimento”, alerta a
especialista.
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