Acislo é favorável à redução do Duodécimo

Capa notícia Acislo é favorável à redução do Duodécimo

A Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), por meio desta, manifesta publicamente apoio à proposta de origem do Poder Executivo, em análise no Poder Legislativo Estadual, que prevê a redução dos percentuais dos duodécimos transferidos aos entes públicos do Estado.

É preciso entender que na situação atual, Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Ministério Público Estadual (MPSC), Tribunal de Justiça (TJ-SC), Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), podem contar, juntos, com 21,88% da receita líquida do Estado prevista para este ano. Se o projeto proposto pelo Executivo for aprovado, esse total cairia para 19,69%, podendo gerar folga de até R$ 400 milhões por ano no duodécimo, conforme cálculo feito pela Fazenda do Estado.

A Acislo defende a aprovação da proposta, ou seja, da redução dos percentuais dos duodécimos, pois entende que os entes públicos acima relacionados precisam contribuir para que a saúde financeira e o equilíbrio das contas do Estado sejam alcançados brevemente, assim como a classe empresarial e os trabalhadores têm feito desde 2015, quando a grave crise econômica se instalou no país.

Embora os entes “atingidos” têm manifestado contrariedade à proposta, é fato que todos registraram sobras ao fim do período anterior e, por isso, é possível dizer que o realinhamento dos duodécimos não criará nenhum percalço aos entes estatais e que o pleno funcionamento de cada um na esfera do seu conjunto de atividades será assegurado.

Somada as demais ACIs e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que defendem a aprovação da proposta, a Acislo acredita que os recursos precisam ficar na mão de quem tem, na sua essência, o poder e a condição de atender os anseios da sociedade em áreas como da saúde, educação e infraestrutura.

Por acreditar que os deputados, que têm condições legais de assegurar os interesses da sociedade, estão alinhados e comprometidos com o bem social, a Acislo reafirma apoio público a proposta do Executivo e pede que em todas as deliberações relativas à matéria o voto aberto.

 

11 de junho de 2019, São Lourenço do Oeste - SC

Publicada em 11/06/2019

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Reunião técnica avança tratativas para implantação de rede de gás natural em São Lourenço do Oeste

Empresários, representantes da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) e autoridades municipais participaram de uma reunião técnica sediada pela Associação Empresarial e Cultural de São Lou ...

Acessar notícia

Sindicato Simec realiza encontro com empresários do setor eletrometalmecânico em São Lourenço do Oes

Empresários do setor eletrometalmecânico da região participaram, na noite desta quinta-feira, de um encontro promovido pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Mate ...

Acessar notícia

São Lourenço do Oeste supera médias estadual e nacional na geração de empregos formais no 1º semestr

São Lourenço do Oeste encerrou o primeiro semestre de 2025 com um saldo positivo de 446 novos postos de trabalho formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O vol ...

Acessar notícia
Whatsapp