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Empresários e equipes
participaram, na manhã desta sexta-feira (8), no auditório da Associação
Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), de uma palestra com a advogada e
assessora jurídica da entidade, Debora Leal Cerutti Janczeski. Na pauta,
segurança jurídica nas vendas a prazo.
Debora conta que o evento
de formação foi organizado, pois algumas empresas cometem alguns equívocos na
hora de efetuar as vendas, especialmente na parte de documentação. “Existiam
muitas dúvidas a respeito. Quais documentos são necessários, o que pode ser
feito, de que forma proceder com a negativação e quais são os prazos”,
exemplifica a assessora. Na avaliação da advogada, foi um evento importante e
elucidativo para as pessoas que cuidam da área de cobrança das empresas. “Foi
um evento bem prático”, resume.
A assessora jurídica
falou também sobre as cobranças judiciais. Segundo ela, quando a decisão é
fazer a cobrança judicial, o empresário precisa estar atento à questão da
documentação. “Você vai precisar de um aparato documental para demonstrar no
judiciário que a venda foi efetuada conforme manda a legislação”, orienta
lembrando que há casos em que o empresário, por conhecer o consumidor, faz a
venda na confiança ou de maneira informal e não pega os documentos necessários
para cobrança judicial, protesto ou negativação. “A gente trabalhou neste ponto
com orientações importantes”.
Roteiro
Além de oportunizar a
discussão e esclarecer dúvidas, Debora entregou uma espécie de roteiro ao
empresariado que estava presente. “Trata-se de um informativo resumido sobre os
documentos que são necessários e procedimentos que são importantes na venda a
prazo. Se o dono do comércio seguir esses passos, ele não vai ter problema
futuramente se precisar fazer alguma cobrança”, observa ela.
Para finalizar, ela
lembra que havendo dúvida, o empresário deve conversar com a assessoria
jurídica de confiança que atende a empresa.
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