Galvão sedia a última plenária do ano da regional Noroeste da Facisc

Capa notícia Galvão sedia a última plenária do ano da regional Noroeste da Facisc

Dez, das 12 associações que compõem a regional Noroeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc,) participaram, nesta terça-feira (13), da última plenária da regional no ano. O evento, que foi sediado pela Associação Empresarial de Galvão (Acig), contou com a presença do Comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior e do gerente de projetos para pequenas localidades da PMSC, coronel Rogério Luiz Kumhlen.

Presidida pelo vice-presidente regional Noroeste da Facisc, Jandir Bortoluzzi, a plenária oportunizou, entre outras discussões relacionadas ao associativismo, um diálogo entre presidentes e executivos das associações, Executivo municipal de Galvão, Admir Edi Dalla Cort, presidente do conselho superior da Facisc, Ernesto João Reck e demais lideranças com o comando da PMSC sobre segurança pública.

De acordo com o Coronel Araújo Gomes, a participação do comando-geral da PMSC nas plenárias da Facisc surge após uma discussão feita com a Federação onde foi possível observar pontos convergentes entre a lógica de desenvolvimento econômico local e a participação das associações e o interesse da Polícia Militar de estar mais presente nas regiões rurais e localidades pequenas. Segundo ele, nesses locais a participação da PM tem espaço para crescer.

Conforme o comandante-geral da PMSC, a participação nas plenárias permite que a instituição apresente o que realmente está sendo feito, qual a lógica implementada nos últimos meses em relação à criminalidade, a presença nas pequenas localidades e quais resultados estão sendo alcançado. Embora traga informações, ele afirma que é uma oportunidade maior de colher as percepções de quem está na ponta. “O debate, a discussão e a conversa informal antes e depois do evento, tem, às vezes, mais valor que a apresentação que eu venho fazer”, disse ele emendando que a Polícia Militar tem feito um esforço para trabalhar esse binômio.

Afirmando que até o momento houve a participação em três plenárias regionais, o Coronel Araújo Gomes adiantou que existe a possibilidade e a intenção de estar presente em todas as plenárias da Facisc para discutir esse tema. “Será importante, pois vamos colher informações e utilizá-las para a construção do modelo de Polícia de pequena localidade”.

Para Bortoluzzi, primeiro é preciso agradecer ao presidente da Acig, André Berté, que, junto com a diretoria, aceitou o desafio de sediar a plenária. Lembrando que esse tipo de evento busca trazer informações e troca experiências, ele destacou a presença do comando-geral da PMSC. “Foi uma oportunidade de conhecer em detalhes o que está sendo feito, quais ferramentas estão sendo utilizadas e o que há de planejamento para a área da segurança pública”. Conforme ele, a plenária é a melhor forma de descentralizar as ações e dar ouvido a quem está na ponta.

Além da discussão sobre a segurança pública, a plenária tratou de pleitos locais e regionais, reivindicações, troca de experiências, números da regional e também relatos e repasses da própria Facisc, já que o executivo da Federação, Gilson Zimmermann, trouxe, por exemplo, informações sobre a nova sede da entidade na capital e seu funcionamento.

Publicada em 14/11/2018

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Reunião técnica avança tratativas para implantação de rede de gás natural em São Lourenço do Oeste

Empresários, representantes da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) e autoridades municipais participaram de uma reunião técnica sediada pela Associação Empresarial e Cultural de São Lou ...

Acessar notícia

Sindicato Simec realiza encontro com empresários do setor eletrometalmecânico em São Lourenço do Oes

Empresários do setor eletrometalmecânico da região participaram, na noite desta quinta-feira, de um encontro promovido pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Mate ...

Acessar notícia

São Lourenço do Oeste supera médias estadual e nacional na geração de empregos formais no 1º semestr

São Lourenço do Oeste encerrou o primeiro semestre de 2025 com um saldo positivo de 446 novos postos de trabalho formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O vol ...

Acessar notícia
Whatsapp