EMPRESÁRIOS UNIDOS
EMPRESAS MAIS FORTES
NOTÍCIAS
Etica, compliance e responsabilidade social são abordadas em palestra na Acislo



Palestra

Na noite desta quarta-feira (29), no auditório da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), empresários participaram de uma palestra que abordou assuntos como ética, compliance e responsabilidade social. A discussão foi coordenada pela consultora de sustentabilidade da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (facisc), Adelita Adiers.

Durante a sua fala, a consultora buscou, primeiro, demostrar o que significa a responsabilidade social e de que forma ela se conecta com os negócios. “Responsabilidade social é um caminho para a sustentabilidade. Quando nós falamos em sustentabilidade, falamos diretamente com os negócios das empresas, com cuidados e os impactos que essas ações vão ter em relação ao seu negócio, a reputação da marca e a perenidade no negócio”, disse frisando que outro assunto abordado foi a integridade. Para abarcar tudo isso, Adelita abordou alguns programas de compliance e como as empresas devem olhar para essa questão, já que diariamente há a exposição de cenários de corrupção.

Apesar de a Facisc estar abrindo a discussão sobre sustentabilidade e responsabilidade social, a consultora lembra que o entendimento sobre o assunto ainda diverge entre o setor empresarial. Segundo ela, algumas pessoas enxergam a sustentabilidade apenas pelo viés ambiental, assim como a responsabilidade social pelo viés assistencialista. “O meu propósito, enquanto profissional da sustentabilidade, é fazer a tradução dessas duas nomenclaturas de forma prática para que as pessoas identifiquem isso em seus negócios”, disse emendando que sustentabilidade e responsabilidade social garantem o equilíbrio entre três dimensões, ou seja, econômica, social e ambiental.

Embora a palestra seja o primeiro passo para que os empresários sejam sensibilizados sobre o assunto, Adelita lembra que a Facisc tem uma área de responsabilidade social já consolidada e a sustentabilidade é uma das diretrizes de atuação. “Dentro desse conceito de sustentabilidade nós estamos desenvolvendo um programa chamado AL-Invest de cooperação internacional com a União Europeia, onde trabalhamos o fortalecimento das micro e pequenas empresas e um dos temas é a responsabilidade social. A ideia é desenvolver ações como oficinas e cursos para que as empresas se sintam próximas das temáticas e consigam implementar ou melhorar as suas práticas”, acrescenta.

Importância

De acordo com o presidente da Acislo, Márcio Nierotka, a abordagem é importante, pois ganha corpo num momento em que o país atravessa uma crise de ética, onde a corrupção está impregnada em vários setores. “Nós precisamos entender que o processo de corrupção não está inserido apenas nas administrações públicas, mas também nas empresas privadas”, lembra afirmando que é preciso rever algumas questões do cotidiano.

Nierotka defende a ideia de que os líderes políticos vieram da sociedade e estão no poder, pois foram eleitos pela comunidade. “Nós devemos cobrar atitudes éticas deles, mas também precisamos iniciar um processo para coibir a corrupção dentro das nossas empresas e no nosso dia a dia”, finaliza. 


Data de publicação: 30/11/2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Acislo

MAIS FOTOS

Palestra



COMPARTILHAR:




  VOLTAR