Economista fala sobre rumos econômicos em Santa Catarina e São Lourenço do Oeste

Outros

Na noite desta quinta-feira (09), no auditório da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), empresários participaram de uma conversa com o economista da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Leonardo Alonso Rodrigues. Na pauta, “Os rumos da economia e seus impactos para Santa Catarina – ênfase em São Lourenço do Oeste”.

Durante a fala, Rodrigues trouxe informações e dados sobre a economia nos últimos oito anos, traçou algumas tendências e cenários futuros e provocou um olhar para a reversão da crise que, segundo ele, está em curso. “A gente fica atrelado a economia brasileira, mas não se enxerga neste contexto. Por isso, trouxemos dados e informações relacionadas ao Estado e aos municípios da região”, registra.

Embora defenda a existência de um movimento de reversão da crise, o economista chama a atenção para os principais riscos e desafios. “Nós temos ainda um cenário político bem conturbado, efeitos externos – economia americana e europeia –, finanças públicas – que tem um déficit muito grande –, reformas e desemprego. Precisamos ficar atentos a esses fatores”, disse ele lembrando que é preciso estar preparado para não ser surpreendido.

Frisando que a Acislo faz o seu papel, ou seja, traz informações ao empresariado, Aldo Luiz Pan, presidente da associação, afirma que esse tipo de conversa abre a visão do empresariado, pois mostra uma visão mais regionalizada. “São informações oficiais onde vemos que os números estão melhorando. Isso nos dá uma perspectiva de que a economia está entrando nos trilhos”. Pan concorda que a participação do governo é importante, quando deixa o empresário trabalhar e concede linhas de crédito para investimento, contudo, alega que o empresário precisa acreditar e ter confiança. “Se isso ocorrer, a economia volta a crescer, gerando emprego e renda como é o esperado”, finaliza.

O encontro contou com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.”

Data de publicação: 10/11/2017

Outros