Fórum Empresarial reúne mais de 500 pessoas na 21ª edição

Frum

Com o tema Empreendedorismo e Negociação, nesta segunda-feira (9) a Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) realizou a 21ª edição do Fórum Empresarial. De acordo com a Comissão Central Organizadora (CCO), mais de 550 pessoas participaram da programação.

No período da tarde, no auditório da Acislo, em torno de 100 pessoas participaram de dois workshops. O primeiro deles, com Márcio Henrique Locatelli, da 2OP propaganda, tratou sobre posicionamento e geração de negócios através da internet. “A gente sabe que o meio digital está modificando a forma com que as pessoas e as empresas fazem negócios. Pensando nisso, busquei compartilhar um pouco do meu conhecimento”, disse ele lembrando que atua nesse mercado a mais de uma década.

No segundo workshop, Adilson José de Almeida, do Movimento Catarinense de Excelência, fez uma reflexão sobre excelência na gestão. “Hoje precisamos ter um olhar macro da atividade, mas precisamos observar com cautela cada setor da empresa. É preciso olhar a árvore, mas eu preciso ter uma visão da floresta”, resumiu.

Já no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, com a presença de empresários, gerentes e diretores de empresas e estudantes de São Lourenço do Oeste e região, Alexandre Acosta abriu os trabalhos com uma palestra sobre Empreendedorismo.  Durante a fala, Acosta buscou desmistificar que empreendedorismo está ligado apenas a pessoas que possuem um CNPJ. “Isso é uma ideia totalmente errada e basicamente brasileira”. Segundo ele, qualquer pessoa pode ser um empreendedor.

Na avaliação de Acosta, no Brasil existem excelentes empreendedores, porém, que não sabem desse potencial. Por outro lado, ele afirma que há pessoas no comando de empresas que não são empreendedores. “Empreendedorismo é uma cadeia de características que nós podemos desenvolver”, disse ele lembrando que cursos, palestras e fóruns empresariais contribuem com isso.

Para fechar, Diógenes Lucca, fundador e ex-comandante do GATE, subiu ao palco com a palestra “Negociação sob Pressão”. Fazendo um paralelo com tropas de elite ele fez o público enxergar cenários de negociações de forma diferente. “Técnicas, estratégias e táticas de negociação são fundamentais para as pessoas viverem melhor nas suas relações interpessoais, mas também nas atividades corporativas”. Segundo ele, no dia a dia das empresas o empresário precisa lidar com negociações importantes. “Não podemos ser ingênuos e pensar que do outro lado da mesa vai estar uma pessoa despreparada. Pelo contrário, vai estar uma pessoal igualmente preparada”, disse ele lembrando que o preparo ajuda em todos os cenários, seja crise ou bonança. “Negociação está na nossa vida o tempo todo”, alertou.

Avaliação

Segundo o presidente da Acislo, Aldo Luiz Pan, o Fórum Empresarial já se tornou uma tradição em São Lourenço do Oeste e a cada edição é um desafio a organização, pois grande nomes já subiram ao palco do evento. “Tenho certeza que quem participou saiu satisfeito e ansioso para a próxima edição”.

Pan lembra que é por meio desse tipo de evento que a Acislo cumpre com o seu papel e proporciona momentos de formação, onde o associado recebe uma grande carga de informação. “O que é feito do outro lado do país a gente consegue trazer para a realidade dos nossos associados”, destacou.

A 21ª edição do Fórum Empresarial contou com o incentivo da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia. O evento teve ainda o patrocínio da Unochapecó e da Unimed, a parceria da prefeitura municipal de São Lourenço do Oeste e o apoio institucional do Sicoob Noroeste.

Data de publicação: 10/10/2017

Frum