Grupo formado por empresários, administradores e gerentes conclui PGVE

PGVE

No sábado (16), no auditório da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), empresários, administradores e gerentes concluíram o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE). No último módulo o grupo discutiu “Gestão de Pessoas”. O tema foi ministrado pelo professor John Oppenheim Cymbaum.

Como nos módulos anteriores, o grupo teve a oportunidade de conhecer um case de sucesso. A empresária e presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Poliana de Oliveira compartilhou a história do Grupo Oliveira. “Trouxe vivência, pois os conceitos técnicos o professor aborda. Procurei trazer exemplos e situações dentro do conteúdo que estava sendo abordado”, disse lembrando que durante a fala procurou pontuar os erros e acertos.

Afirmando que unir forças sempre é o melhor caminho, Poliana lembra que o associativismo trabalha muito o coletivo. Segundo ela, é através da união e a troca de informações que os empresários conseguirão vencer os obstáculos. “Parabenizo a entidade por ter esse projeto. Acho que é uma das únicas da região”, frisou ela adiantando que estudará o projeto para implantar em Maravilha.

Avaliação

Cleci Putrick, gerente de recursos Humanos da Casa do MDF, disse que o PGVE foi uma grande iniciativa da Acislo. Segundo ela, o modelo foi embasado na questão prática e na possibilidade do grupo perceber as oportunidades do mercado e estarem colocando as empresas dentro do contexto corporativo.

Embora a formação tenha durado cerca de oito meses, Cleci falou que a organização do programa permitiu com que a turma pudesse ter uma visão global do que é uma organização. “Hoje, a empresa moderna é aquela que não tem mais limites de departamentos e todos os colaboradores absorvem todas as áreas em busca de melhores resultados”. Segundo ela, o PGVE permitiu essa visão.

Além da qualidade dos professores, Cleci chamou a atenção para o fator de a formação ter sido realizada em São Lourenço do Oeste. Segundo ela, se a formação fosse fora do município algumas empresas não teriam condições de deslocar tantos colaboradores para a formação. “O resultado do PGVE não vai se restringir a empresa, mas principalmente no valor agregado a comunidade”.

Frisando que a Acislo é a primeira entidade do Oeste a realizar o Programa de Gestão e Vivência Empresarial, Aldo Luiz Pan, presidente da associação, disse que o PGVE foi um sucesso, pois houve a adesão e participação do empresariado lourenciano. “Eu participei dos oito módulos, um melhor que o outro. É uma faculdade resumida”, avaliou.

Segundo o presidente da Acislo, fica o desafio para a formação de uma nova turma em 2018. “Esse é o papel da associação, ou seja, trazer conhecimento e formação para que o nosso empresariado tenha condições de se aperfeiçoar”, finaliza Pan.

PGVE

Dividido em oito módulos, o programa durou aproximadamente oito meses e contou com professores, na maioria com experiência na área empresarial e com atuação na Fundação Getulio Vargas (FGV). Além de abordar conceitos, ferramentas e estudo de caso, cada módulo oportunizou um momento para o depoimento de um empresário convidado. O Programa foi desenvolvido pela Fundação Empreender, braço técnico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Data de publicação: 18/09/2017