Agilidade e segurança: Junta Comercial passa a atuar com Via �?nica

Outras

A partir desta segunda-feira (17) a Junta Comercial de São Lourenço do Oeste passa a trabalhar com o procedimento Via Única. Segundo o analista administrativo da Junta Comercial, Walmir Segatto, a implantação do novo processo foi iniciada na semana passada quando um técnico da Junta Comercial de Chapecó este no município.

Com o novo sistema, o procedimento de registro de atos empresariais fica mais ágil e mais seguro. A autenticidade do documento vai poder ser verificada eletronicamente por meio do número de protocolo e da chave de segurança ao documento, sem necessidade de papelada.

Conforme Segatto, o processo visa diminuir a quantidade de papel e ajudar o empresário, já que com o novo procedimento não será mais entregue documento físico. “O mesmo terá acesso online ao documento autenticado. Os atos serão enviados através do e-mail cadastrado e autenticados de maneira digital”, disse frisando que o contribuinte poderá fazer a impressão do momento quando for necessário, já que se trata de um documento oficial. De acordo com ele, o procedimento é válido para inscrições, alterações e baixas. Transformações continuam sendo feitas no formato antigo.

Por ser um procedimento novo, Segatto adianta que num primeiro momento o ritmo vai ser mais lento “para que não saia nada de errado”. Contudo, ele afirma que num segundo momento o processo vai agilizar ainda mais as atividades da Junta Comercial. “Estando tudo certo, é questão de meio dia ou 24 horas, no máximo, para ele estar com o processo em mãos”.

Apesar de ser um novo formato, o analista administrativo da Junta Comercial explica que a documentação exigida para os processos continua sendo os mesmos.

Atendimento

Instalada junto a sede da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), a Junta Comercial atende a todos os municípios que integram a Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste) e alguns do estado do Paraná que ficam na divisa.

Data de publicação: 17/07/2017

Outras