Gestão estratégica de capital de giro é tema de curso ofertado pela Acislo

Eventos

Com o objeto de entender e mensurar a saúde financeira de uma empresa, através de ferramentas de gestão, fluxo de caixa e ciclo financeiro que um grupo formado por empresário, administradores e gerentes participou nesta semana do curso “Gestão Estratégica de Capital de Giro” promovido pela Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo). A formação, realizada nos dias 10, 11 e 12 de julho, foi ministrada por Douglas Gayo.

Segundo Gayo, a intenção do curso é terminar com a gestão de “achismo”. Ele explica que a formação mostrou ferramentas e metodologias que auxiliam o empresário a quantificar a saúde financeira da empresa. “Acaba aquele processo de ‘eu acho que deu lucro’”, disse ele afirmando que todos saem do curso com condições de analisar e melhorar os resultados.

Para dar conta do assunto, Gayo – que também é empresário – trouxe um pouco da vivência, aliando o conteúdo teórico a exercícios. “Na teoria tudo funciona, mas na prática às vezes não funciona”, falou emendado que durante as três noites de capacitação o grupo conseguiu trabalhar de fato o conteúdo.

Lembrando que as empresas existem com um único e exclusivo objetivo que é gerar riqueza, o professor reforçou que a gestão estratégica de capital de giro é a ferramenta que ajudará o gestor a medir a eficiência do processo e contribuir para melhorias. “A empresa só existe para gerar riqueza. Alguém investiu tempo e dinheiro e isso precisa ser remunerado”, pontua.

Importância da formação

Apesar de o momento exigir ajustes e estratégias eficazes, o instrutor defende a ideia de que o conhecimento é fundamental para a melhoria do processo de gestão e, consequentemente, dos resultados. “A gente precisa sair dessa gestão empírica e profissionalizar isso, criando metas, indicadores e objetivos. O conhecimento é a ponte que levará o empresário a atingir isso”.

Gayo lembra que quando o momento econômico é bom, as coisas ficam mais fáceis. Porém, ele frisa que em momentos de resessão econômica o conhecimento é a única ferramenta que pode proporcionar uma travessia mais suave. “Muitas empresas estão quebrando exatamente por falta de conhecimento no processo de gestão. A gente acha que gerenciar é apagar incêndio, mas na verdade gerenciar é entregar resultado”, alerta.

Data de publicação: 17/07/2017

Eventos