Comitiva da Acislo conhece Plano de Desenvolvimento Dois Vizinhos 2030

Acislo

Com a perspectiva de um desenvolvimento ordenado e estruturado para o município, uma comitiva, formada por presidente, vice-presidente e ex-presidentes da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), visitou a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV). Na visita, feita na manhã desta segunda-feira (19), o grupo conheceu em detalhes o Plano de Desenvolvimento Dois Vizinhos 2030.

Segundo Luiz Carlos Peretti, coordenador do Plano na cidade paranaense, o trabalho visa melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para isso, eles têm como base o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ele conta que a ideia é que em 2030 o município atinja a faixa de 0,99. “Para isso, vamos precisar elaborar executar muita coisa junto com a sociedade. É um plano integrado que conta com a participação do Executivo, Legislativo, classe empresarial, terceiro setor e universidades”, disse revelando que o Comitê Gestor é formado por 15 entidades.

Peretti disse que hoje são nove grupos de trabalho, onde cada qual discute uma área. Todas as ações estão ligadas a quatro eixos. “Sem dúvida, é preciso muita perseverança, trabalho e vocação do voluntariado. Nós acreditamos num amanhã melhor, mas sabemos que isso será possível se trabalharmos de forma organizada e com foco bem claro. O ponto principal é o Executivo estar junto”, revela.

Presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e ex-presidente da Acislo, Ernesto João Reck, disse que com a visita feita em Dois Vizinhos já é possível ter uma ideia de quanto é importante participar de forma efetiva na sociedade, pensando no crescimento dos municípios a médio e longo prazo. “Parabéns a Acislo que entendeu que também pode dar a sua contribuição, envolvendo os empresários e a sociedade”. Segundo ele, é possível fazer mais com menos.

Reck também destacou o foco na educação que é dado pela a associação de Dois Vizinhos. “Nós precisamos replicar as boas práticas que estão sendo aplicadas aqui [Dois Vizinhos] para o nosso município também”, disse avaliando que São Lourenço do Oeste tem muitas oportunidades, “o que nós precisamos é nos reunir e conversar um pouco mais. Nós precisamos nos planejar. Esse é o caminho. Visitar, entender o que está sendo feito e copiar as boas práticas para ganharmos tempo. Precisamos ser ágeis, mas com os pés no chão”.

Na avaliação do presidente da Acislo, Aldo Luiz Pan, todo município precisa de entidades e pessoas que desenvolvam trabalhos em prol da coletividade. “Neste sentido, a gente pensa em formar um grupo maior para que juntos possamos pensar e fazer um planejamento para o futuro de São Lourenço do Oeste”. Segundo o presidente, a Acislo inicia este trabalho com a busca de informações em outros municípios.

Data de publicação: 20/06/2017

Acislo