Em ação de governo, presidente do Deinfra dialoga com lideranças de São Lourenço Oeste e regiã

Reunio

Numa ação de governo, o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Teodoro Agostini, esteve nesta quarta-feira (24) em São Lourenço do Oeste e conversou com imprensa, empresários, lideranças e políticos da região. Segundo o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste, Walmor José Pederssetti, o objetivo da agenda era discutir assuntos de governo, ouvir demandas e esclarecer dúvidas.

Reunido com a classe empresarial na Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), Agostini falou, entre outras coisas, sobre o projeto do contorno viário norte, em São Lourenço do Oeste. “Já existe o projeto e eu serei um advogado, dentro do governo do Estado, para tirar do papel e lançar o edital dessa obra importante”, prometeu ele.

Questionado, o presidente do Deinfra também falou sobre a SC-305, trecho que liga São Lourenço do Oeste a Campo Erê, que é pauta constante de reivindicação das lideranças locais. Segundo ele, o governo está empenhado em buscar recursos, através de financiamentos, para atender as demandas. “Eu não gostaria de frisar data e dar prazo, pois a pessoal pública precisa ter responsabilidade quando se fala em prazo. Eu não tenho direito de criar expectativa e não cumprir. Nós vamos usar toda a força para arrumar o recurso e fazer essa importante obra”.

Sobre especulações de que a SC-157, trecho entre São Lourenço do Oeste e Chapecó, poderia passar por um processo de privatização, onde seriam instaladas praças de pedágios, Agostini explicou que há uma discussão sobre o assunto, mas que não envolveria a referida SC neste momento. Ele contou que existe um estudo encabeçado pelo Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o qual o ele faz parte da fase inicial. “Está sendo analisado no Norte do estado, na BR-280 e em duas rodovias estaduais. A SC-418 e um trecho da SC-118”, disse adiantando que no futuro pode ocorrer o pedagiamento de algumas rodovias do Oeste do estado.

Presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o empresário lourenciano Ernesto João Reck participou do diálogo. Para ele, essa proximidade entre governo e empresários é positiva. “Uma das bandeiras que nós defendemos no sistema é a aproximação da classe empresarial e política. Acho que precisamos entender o que o governo quer fazer e o governo precisa entender um pouco o que nós queremos fazer”, falou reforçando que há uma cobrança para que os gestores façam mais com menos.

Lembrando que todos os assuntos tratados na conversa são importantes, o presidente da Acislo, Aldo Luiz Pan, afirma que as informações são positivas. Conforme ele, são reivindicações da comunidade, mas especialmente da classe empresarial. Pan deixou claro que tanto o contorno norte quanto a recuperação da SC-305 são questões importantes e essenciais para o desenvolvimento da região.

Data de publicação: 25/05/2017

Reunio