Blademir Luiz Suzin conta sua história no 16° Café Empresarial

caf empresarial

Criado para o compartilhamento de cases de sucesso, o Café Empresarial chegou a sua 16° edição com a participação do empresário lourenciano Blademir Luiz Suzin. O evento, que tem o apoio institucional do Sicoob Noroeste, foi realizado na manhã desta quinta-feira (13), no auditório da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) e reuniu mais de 90 pessoas.

Ao longo da apresentação, Suzin contou um pouco de sua infância, período de estudos, primeiros empregos e decisão de empreender. Embora tenha cursado a faculdade de engenharia elétrica em Joinville, o empresário disse que sempre quis empreender em São Lourenço do Oeste. Ele contou que depois de formado, em 1989, o seu primeiro emprego foi numa empresa de beneficiamento de arroz, em Guarapuava (PR), onde atuou cerca de seis meses na coordenação da manutenção e aproximadamente um ano no financeiro.

Foi no início de 1990, que o empresário decidiu empreender e então começou as atividades da Projetel. Ciente das demandas ele formatou a empresa de tal forma que pudesse elaborar projetos, prestar serviço e comercializar produtos.

Lembrando que antes de começar os estudos trabalhou como servente de pedreiro e na sapataria do pai, Suzin confessou que hoje é operacional. “Isso me satisfaz. Não me sinto bem preso num escritório. Subi muito em poste e até hoje se precisar eu subo”, revela afirmando que o modelo de trabalho deu certo. “Teve alguns momento em que eu não sabia o que fazer com as sobras”. Ao longo do tempo o empresário investiu no setor de transporte de cargas, na época da antiga Grobe, e tentou abrir filiais da Projetel na região, mas recuou. Citou também a abertura em sociedade da Blan Luminárias, em 2000, após efetuar a venda dos caminhões de transporte.

Associativismo

Durante a conversa, o empresário frisou o envolvimento com a Acislo e com a extinta Câmara Junior. “Em 98, no início do Projeto Empreender – fomentado pela Facisc e o Sebrae – tive a oportunidade de viajar para a Alemanha e participar de algumas palestras. Percebi que as falas convergiam com o que eu estava fazendo na empresa” .

Consolidação do evento

Para o presidente da Acislo, Aldo Luiz Pan, é uma satisfação ver que a casa sempre está cheia. “O povo quer ouvir os cases de cada um. Querem saber como fez e como está sendo feito. É uma alegria ver isso”, disse afirmando que muitas das informações servem de exemplo para outros empresários. Segundo Pan, as vezes é preciso ouvir mais do que falar. Conforme o presidente, novas edições vão ser realizadas, pois São Lourenço do Oeste tem muitos empreendedores.

Apoio

Conforme o presidente do conselho de administração do Sicoob Noroeste, Artêmio José Flach, a Acislo está de parabéns pela organização do Café Empresarial. Ele lembra que esse compartilhamento de informações permite um engrandecimento dos empresários e, consequentemente, o crescimento do município. “Somos parceiros deste tipo de evento, pois se enquadram nos princípios do cooperativismo”.

Data de publicação: 13/04/2017

caf empresarial