Prefeitos assinam termo de cooperação para garantir arranjo urbano entre municípios

Arranjo

Nesta quinta-feira (23), os prefeitos Rafael Caleffi, de São Lourenço do Oeste, e Juarez Votri, de Vitorino (PR), assinaram o termo de cooperação que permite a sequência nos trâmites para a formalização de um arranjo urbano. O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi já havia assinado o documento. A ideia, encampada pelo Núcleo Imobiliário da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), é que com a união dos três municípios existam condições legais e estatísticas para que o teto do financiamento habitacional seja elevado.

Segundo o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Ernesto João Reck, foi dado o primeiro passo. Ele explicou que esse é um trabalho dos núcleos imobiliários do Estado. Apesar desse esforço dos núcleos e da federação, ele disse que é preciso o aval dos prefeitos. “Nós levamos a informação de que era possível fazer isso [arranjo urbano], e obtivemos a sinalização dos três prefeitos”, falou lembrando que isso é extremamente importante para a região, pois, apesar de ser um protocolo para uma ação específica, mais tarde isso pode atender muitas outras demandas. Embora o processo tenha que vencer várias etapas, “não podemos ficar parado, reclamando de tudo e de todos”, disse parabenizando todos que estão envolvidos no processo.

Presidente da Acislo, Ado Luiz Pan, defende a ideia de que o arranjo pode resultar em benefícios que vão além do aumento do teto do financiamento habitacional. Ele concorda que o processo não é fácil, porém, acredita que se houver o envolvimento de todos os órgãos e as entidades organizadas, o projeto vai andar. “Já realizamos algumas reuniões, mas os trabalhos seguem. A Acislo tem muito interesse, pois envolve vários segmentos da sociedade que são ligados a entidade”. Segundo o presidente, além de fomentar a economia, o aumento do teto nos financiamentos habitacionais garantirá também a qualidade dos imóveis.

De acordo com o prefeito de Vitorino (PR), esse arranjo urbano deve sanar uma deficiência na área imobiliária e da construção civil. “Temos que parabenizar a associação por ter motivado e conversado com os gestores. Só com a união dos municípios vamos retomar o desenvolvimento regional”. Votri fala que o arranjo vai transformar os três municípios numa região metropolitana. “Com isso, podemos conseguir muitos recursos, pois não será mais um município ou outro. Vamos estar falando de uma região”. Com o arranjo, os três municípios passam a ser uma região com mais de 100 mil habitantes e o enquadramento nos programas de financiamento pode ser alterado.

Data de publicação: 24/02/2017

Arranjo