Acislo acompanha projeto de privatização da PR-280

FOTO PR-280

Duas audiências públicas sobre o projeto de privatização da PR-280 - Corredor Sudoeste – foram realizadas recentemente, em Pato Branco (PR) e Francisco Beltrão (PR), com a coordenação do secretário de Estado da Casa Civil, Valdir Rossoni.

O secretário disse que a proposta de concessão está apresentada frente à necessidade de investimentos para deixar a rodovia em condições de atender as demandas da economia regional. "Seriam necessários recursos na ordem de R$ 3,3 bilhões em investimentos, contemplando as duplicações, contornos de cidades, sinalização e segurança, tudo o que uma rodovia moderna precisa; esse dinheiro o Estado não tem", afirmou.

As audiências públicas estão acontecendo na região para ouvir a população e saber se ela quer esta forma de solução para o problema. Ao ser questionado sobre a possibilidade da população dizer não à privatização, Rossoni disse que esta vontade será respeitada.

Acislo presente
A Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) acompanha de perto toda a movimentação em torno do assunto. O gerente executivo, Gilberto Wohlfarth Junior, participou da audiência realizada em Pato Branco. O presidente, Aldo Pan, diz que a rodovia PR-280 é extremamente importante para o escoamento de produtos e é muito utilizada por empresas lourencianas, por isso a preocupação da entidade com o futuro da mesma.

Proposta
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) diz que serão acrescidos 1,4 milhão de metros quadrados na rodovia, o que garantirá um aumento de aproximadamente 40% em sua capacidade de tráfego. O projeto prevê a construção de 170 quilômetros de terceira faixa, duas novas pontes, construção do contorno viário de Marmeleiro (PR), duplicação da travessia urbana de Realeza (PR), implantação de vias marginais em Francisco Beltrão e Pato Branco, construção e remodelação de 17 trevos, construção de oito trevos com viadutos, reforço e alargamento das oito pontes existentes atualmente e instalação de 107 pontos de ônibus ao longo de todo o corredor.

Data de publicação: 15/12/2016

FOTO PR-280