Workshop sobre inovação abre a programação do Fórum Empresarial 2019

Eventos

Com o auditório da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) lotado, Rodrigo Barichello, diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó, abriu, nesta quinta-feira (10), com o workshop "Por que sua empresa precisa inovar?", a programação do Fórum Empresarial 2019. No dia 17 de outubro, no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, serão realizadas as outras duas palestras com Arthur Igreja e Caco Barcellos.

Ao falar sobre inovação, Barichello procurou mostrar como as mudanças estão acontecendo, as adversidades e os paradigmas. Segundo ele, o empresariado pôde visualizar um mundo aberto e quais as possibilidades e oportunidades para otimizar processos. “A ideia é mostrar que a inovação pode agregar valor nas atividades da empresa”, defende.

Na oportunidade, o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó também apresentou alguns caminhos que podem ser utilizados pelas empresas. Entre eles, mostrou a disponibilidade e funcionalidade do Parque Tecnológico Científico Chapecó @ e as novas tecnologias disponíveis no mercado. Entre elas, destaque para inteligência artificial, blockchain e internet das coisas.

Embora muitas pessoas afirmem que o mundo mudou, Barichello defende que o mundo está mudando. Com base nisso, ele afirma que novos ciclos de consumo se instalam diariamente. “Está acontecendo uma revolução digital onde saímos de uma mão de obra para uma mente de obra”. Para ele, está claro que isso tudo vem para otimizar os processos das empresas.

Questionado, ele disse que o desenvolvimento da indústria 4.0, por exemplo, não vai acabar com os empregos, mas vai exigir uma grande transformação do mercado de trabalho. “A inova não é uma palavra de moda. Inovação é transformar ideias e processos em valor agregado”, chama atenção lembrando que o empresariado brasileiro precisa estar atento a isso.

Para o presidente da Acislo, Marcio Nierotka, o assunto abordado demonstra que a associação tem um compromisso com o empresariado e está atenta as transformações do mercado. “O fórum é um momento para o empresário buscar informações e se atualizar. Acredito que já nesta primeira etapa do evento proporcionamos isso”, avalia.

Nierotka frisa que com a realização do Fórum a Acislo cumpre com a missão de fazer a ponte entre o associado e a informação. “Houve uma preocupação grande da CCO [Comissão Central Organizadora] que tivéssemos palestrantes de renome”. Para ele, a participação de empresários de todas as regiões do Noroeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná mostra que as escolhas foram acertadas. “Certamente será a maior edição do Fórum Empresarial nesses 22 anos de realização”, garante.

Fórum Empresarial

O Fórum Empresarial 2019 é uma realização da Acislo. Tem patrocínio da Kellogg's Parati, Casa do MDF e Unochapecó. Apoio de Edific, Amauri Supermercados, Jozi Bordados, Tévere, Vidraçaria São Lourenço, Incorporadora Dalla Vecchia, Sebrae e Empire. Faz parte do Programa de Apoio Empresarial (PAE) por meio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e Sicredi.

Data de publicação: 11/10/2019

Eventos