Projeto Acislo na Escola inicia a programação com painel sobre Empreendedorismo e Associativismo

outros

Com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora e compartilhar experiências do dia a dia, a Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), em parceria com a Escola de Educação Básica (EEB) Sóror Angélica, iniciou, nesta quinta-feira (11), as ações do projeto “Acislo na Escola”.

A abertura do programa foi marcada com realização do painel “Empreendedorismo e Associativismo” com os empresários convidados, Aldo Luiz Pan, Ernesto João Reck, Jandir Bortoluzzi e Carlos Manfroi. Foram dois momentos, um pela manhã e outro a noite. O lançamento faz parte das ações da Semana dos Núcleos Empresariais.

De acordo com o diretor de assuntos econômicos e tributários da Acislo e coordenador do programa, Luiz Carlos de Almeida, a associação entende que o desenvolvimento de uma cidade passa pela educação na base. Segundo ele, o programa concilia a grade curricular da escola com uma preparação mais prática, que traz a experiência do dia a dia do setor empresarial. “A ideia é mostra para eles [jovens] como funciona uma empresa, quais são as dificuldades que vão ter pela frente e como o associativismo pode contribuir com quem quer empreender”, disse ele lembrando que a trajetória de muitos empresários poderia ter sido diferente se no passado tivessem tido oportunidades iguais.

Com o lançamento, o projeto passa a seguir um cronograma de ações, todas em sala de aula, com os alunos. Pelo menos uma vez por mês empresários e alunos devem sentar no mesmo ambiente para, por exemplo, trocar de experiência, discutir modelos de comunicação, processos de recrutamento, oratória, gestão de finanças e planejamento. “Como o projeto foi construído em parceria, os professores aderiram muito bem à proposta”, comemora frisando que esse conteúdo será usado como complemento da grade curricular da escola.

Lembrando que se trata de um projeto piloto, que inicialmente envolve apenas as turmas do primeiro ano do Ensino médio da EEB Sóror Angélica, Marcio Nierotka, presidente da Acislo, disse que a intenção é aperfeiçoar o programa para contemplar todas as escolas num futuro próximo. “Ele nasceu de uma necessidade da Acislo. A entidade entende que os professores formam com excelência os alunos nas matérias da grade curricular. Porém, no dia a dia, esses jovens não tem a experiência que muitas empresas precisam”, justifica lembrando que a ideia é fazer um trabalho conjunto para preparar esse público para o mercado de trabalho.

Presente no lançamento do programa, a consultora da Regional Noroeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Lenir Peres Pavan, disse que a federação trabalha, há muitos anos, com o Geração Empreendedora, que é o molde para o projeto Acislo na Escola. “Pensar localmente, às vezes, é mais produtivo, pois as visões são diferentes”, disse ela frisando que com a oportunidade dada os jovens tem a possibilidade de visualizar o futuro.

Lenir disse que o formato do programa deve ser desenvolvido em outros municípios do Estado, mas São Lourenço do Oeste larga na frente, pois fez o planejamento, dialogou com a escola e deflagrou as ações na prática. “O bom desse programa é que ele tem continuidade. Não é uma coisa pontual”, disse explicando que as ações seguem até o final do ano.

Projeto

Como é um projeto piloto, neste ano as ações vão envolver algumas turmas da EEB Sóror Angélica. Porém, a ideia é que na sequência outras turmas e escolas do município sejam envolvidas.

De acordo com o planejamento, neste ano o projeto irá trabalhar empreendedorismo e associativismo, comportamento organizacional, recrutamento e seleção, oratória, redação comercial e finanças. Em cada assunto, um empresário vai para a sala de aula falar e trabalhar o tema.

Data de publicação: 12/07/2019

outros