Formação: Núcleo da Mulher Empresária realiza workshop sobre fluxo de caixa

Curso

Em torno de 40 pessoas participaram, na noite desta terça-feira (18), no auditório da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), do workshop sobre fluxo de caixa. A formação, realizada pelo Núcleo da Mulher Empresária, foi conduzida pelo diretor da associação e consultor em controladoria de gestão, Luiz Carlos Almeida.

De acordo com Almeida, a proposta era trocar experiências com os nucleados e convidados. “Fiz uma conceituação teórica breve, pois o foco é a pratica e o dia a dia das empresas”, disse ele explicando que o objetivo era desmistificar o processo de gestão financeira e a importância da ferramenta. A proposta do workshop é permitir que o empresariado enxergue a empresa lá na frente e antecipe algumas situações. “Ele precisa visualizar se vai haver sobra e qual o melhor momento de fazer a retirada pessoal ou o investimento, por exemplo”.

Apensar de muitas empresas possuírem ferramentas de gestão, Almeida disponibilizou para o grupo uma planilha e um e-book que podem nortear os empresários no dia a dia.

Questionado sobre a importância do assunto, Almeida foi enfático ao defender que uma boa gestão financeira garante a sustentabilidade da empresa. “Às vezes a empresa gera lucro econômico, mas não vê o dinheiro por falta de gestão financeira”, avalia ele lembrando que hoje há muitas ferramentas no mercado que facilitam esse entendimento.

Participação

Apesar de ter sido organizado pelo Núcleo da Mulher Empresária, o workshop reuniu empresários de diferentes núcleos e setores. Alguns, inclusive, de cidades vizinhas. A consultora de núcleos da Acislo, Ana Paula Tavares, e a consultora regional Noroeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Lenir Pavan, acompanharam a formação.

Data de publicação: 19/06/2019

Curso