Cultura empreendedora: Projeto Acislo na Escola é lançado na Sóror Angélica

Reunio

Com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora e compartilhar experiências do dia a dia, a Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), em parceria com a Escola de Educação Básica (EEB) Sóror Angélica, inicia as ações do projeto “Acislo na Escola”. Trata-se de um projeto piloto que visa envolver alunos dos primeiros anos do Ensino Médio. Na quarta-feira (22), professores e representantes da associação sentaram para fazer o planejamento, cronograma de aulas, temas dos módulos e avaliações.

De acordo com o diretor de assuntos econômicos e tributários da Acislo e coordenador do programa, Luiz Carlos de Almeida, a ideia é que a associação, como entidade representativa da classe empresarial, dê uma contribuição no processo educacional dos jovens. “Queremos fomentar o espírito empreendedor e preparar eles para o mercado, seja para atuar como empregado ou empresário”, observa lembrando que também é a oportunidade deles conhecerem algumas profissões.

Almeida acredita que esse projeto vai complementar o processo de ensino dos jovens, já que a escola tem um planejamento educacional. “Como não é uma escola técnica, eles [jovens] não apreendem o dia a dia de um profissional ou empresário”, disse explicando que essa é a intenção do projeto. Em resumo, o objetivo é trazer a rotina empresarial para a sala de aula e contribuir com o processo de formação dos jovens.

Embora as ações com os alunos ainda não tenham acontecido, Almeida prevê resultados positivos. “A gente percebeu que os professores estão motivados e engajados com o planejamento”, observa o coordenador do projeto.

Projeto

Como é um projeto piloto, neste ano as ações vão envolver algumas turmas da EEB Sóror Angélica. Porém, a ideia é que na sequência outras turmas e escolas do município sejam envolvidas. “É preciso testar o modelo”, pontua o coordenador.

De acordo com o planejamento, neste ano o projeto irá trabalhar empreendedorismo e associativismo, comportamento organizacional, recrutamento e seleção, oratória, redação comercial e finanças. Em cada assunto, um empresário vai para a sala de aula falar e trabalhar o tema.

O lançamento oficial do projeto com a primeira aula está agendado para o dia 11 de julho, na EEB Sóror Angélica.

Presença

O vice-presidente da Acislo, Deni Luciano Boito, e a consultora regional Noroeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Lenir Pavan, também participaram do planejamento do projeto.

Data de publicação: 24/05/2019

Reunio