Semana da Indústria: Infraestrutura e logística são temas em workshop

Eventos

Com o objetivo de discutir a infraestrutura do Estado e comemorar a Semana da Indústria, na noite desta segunda-feira (20), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) realizaram o “Workshop Cenários e Infraestrutura do Estado de Santa Catarina”. O evento reuniu empresários e representantes de entidades.

Frisando que a Fiesc tem uma atuação significativa na área da infraestrutura, Egídio Antônio Martorano, gerente de assuntos de transporte, logística, meio ambiente e sustentabilidade da federação, explicou que para cada R$ 1 faturado na indústria, R$ 0,14 são empregados em logística. “É uma questão de competitividade”, aponta.

Apesar das dificuldades, Martorano afirma que a Fiesc acompanha, tem estrutura, posicionamento e uma proposta para a questão. “Viemos trazer um diagnóstico geral, nosso entendimento e algumas propostas para melhorias na logística do Oeste”, disse ele lembrando que todos os dados, propostas e números são resultado de um grupo de estudos.

Questionado, Martorano disse que a região Oeste não tem recebido o tratamento proporcional ao que gera de economia. “A região participa com 15% do PIB do Estado e 30% da balança comercial, mas não recebe o tratamento que deveria”, observa e pontua ele.

Embora reconheça que o Brasil passa por uma recessão fiscal grave, Martorano defende que é preciso encontrar soluções e definir prioridades para trabalhar com planejamento. “É preciso ter consenso”. Em resumo, o diálogo serviu para apresentar aos empresários e lideranças um planejamento sistêmico e integrado e definições com base técnica e como o assunto deve ser tratado. “Nós precisamos ter um banco de projetos técnicos em que a prioridade seja a questão da logística”.

Márcio Nierotka, presidente da Acislo, acredita que a discussão permitiu um entendimento sobre a logística e a infraestrutura da região Oeste. “Ficou claro que há uma deficiência de novo modais como ferrovias, por exemplo”, avalia.

Na avaliação de Nierotka, é um tema que merece atenção e deve ser discutido, pois  interesse de toda a sociedade e empresários. “Isso se soma as bandeiras da Acislo. É uma questão que se soma aos pleitos da entidade”, observa afirmando que a entidade vai acompanhar de perto para fazer as devidas cobranças.

Data de publicação: 22/05/2019

Eventos