Galvão sedia a última plenária do ano da regional Noroeste da Facisc

Eventos

Dez, das 12 associações que compõem a regional Noroeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc,) participaram, nesta terça-feira (13), da última plenária da regional no ano. O evento, que foi sediado pela Associação Empresarial de Galvão (Acig), contou com a presença do Comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior e do gerente de projetos para pequenas localidades da PMSC, coronel Rogério Luiz Kumhlen.

Presidida pelo vice-presidente regional Noroeste da Facisc, Jandir Bortoluzzi, a plenária oportunizou, entre outras discussões relacionadas ao associativismo, um diálogo entre presidentes e executivos das associações, Executivo municipal de Galvão, Admir Edi Dalla Cort, presidente do conselho superior da Facisc, Ernesto João Reck e demais lideranças com o comando da PMSC sobre segurança pública.

De acordo com o Coronel Araújo Gomes, a participação do comando-geral da PMSC nas plenárias da Facisc surge após uma discussão feita com a Federação onde foi possível observar pontos convergentes entre a lógica de desenvolvimento econômico local e a participação das associações e o interesse da Polícia Militar de estar mais presente nas regiões rurais e localidades pequenas. Segundo ele, nesses locais a participação da PM tem espaço para crescer.

Conforme o comandante-geral da PMSC, a participação nas plenárias permite que a instituição apresente o que realmente está sendo feito, qual a lógica implementada nos últimos meses em relação à criminalidade, a presença nas pequenas localidades e quais resultados estão sendo alcançado. Embora traga informações, ele afirma que é uma oportunidade maior de colher as percepções de quem está na ponta. “O debate, a discussão e a conversa informal antes e depois do evento, tem, às vezes, mais valor que a apresentação que eu venho fazer”, disse ele emendando que a Polícia Militar tem feito um esforço para trabalhar esse binômio.

Afirmando que até o momento houve a participação em três plenárias regionais, o Coronel Araújo Gomes adiantou que existe a possibilidade e a intenção de estar presente em todas as plenárias da Facisc para discutir esse tema. “Será importante, pois vamos colher informações e utilizá-las para a construção do modelo de Polícia de pequena localidade”.

Para Bortoluzzi, primeiro é preciso agradecer ao presidente da Acig, André Berté, que, junto com a diretoria, aceitou o desafio de sediar a plenária. Lembrando que esse tipo de evento busca trazer informações e troca experiências, ele destacou a presença do comando-geral da PMSC. “Foi uma oportunidade de conhecer em detalhes o que está sendo feito, quais ferramentas estão sendo utilizadas e o que há de planejamento para a área da segurança pública”. Conforme ele, a plenária é a melhor forma de descentralizar as ações e dar ouvido a quem está na ponta.

Além da discussão sobre a segurança pública, a plenária tratou de pleitos locais e regionais, reivindicações, troca de experiências, números da regional e também relatos e repasses da própria Facisc, já que o executivo da Federação, Gilson Zimmermann, trouxe, por exemplo, informações sobre a nova sede da entidade na capital e seu funcionamento.

Data de publicação: 14/11/2018

Eventos