São Lourenço do Oeste sedia 156ª Assembleia Geral Ordinária do Cejesc

outros

Nos dias 8 e 9 de novembro, no Poente Hotel, em São Lourenço do Oeste, jovens empreendedores de todas as regiões do estado de Santa Catarina participaram da programação da 156ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc). O Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) foi quem sediou o evento. Mais de 100 jovens participaram do evento nos dois dias.

Na abertura, realizada na noite de sexta-feira (8), os congressistas ouviram dois cases empresariais. O primeiro foi contado pelo empresário lorenciano e presidente do conselho superior da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Ernesto João Reck. Ao compartilhar a sua trajetória, Reck mostrou “O poder do associativismo” – tema central da sua fala.

Na sequência, o grupo foi instigado pelo do diretor da Lugano Participações, Aldair Siliprandi Machado. Com o tema “Gestão de empresas: um olhar financeiro”, Machado compartilhou algumas experiências sobre a sua trajetória profissional e deixou claro que o mercado, tanto para o profissional, quanto para o empresário, está em constante e acelerada transformação. No entendimento dele, a busca pelo conhecimento, o aperfeiçoamento e a formação de um bom “time” é a chave do sucesso.

Na sexta-feira (9), pela manhã, o jovens fizeram visitas técnicas ao Laticínios Lorenzo e à Kellogg’s/Parati. Em seguida, foram recepcionados na Loja da Enele Sofás e Planejados, onde participaram do “Negócio Aberto” – momento de networking. Na oportunidade, membros da diretoria do Cejesc realizaram a reunião mensal. À tarde, os congressistas acompanharam a pauta da 156ª AGO que teve, entre outras abordagens, uma apresentação sobre “Estruturação de núcleos e desenvolvimento de lideranças”. No final, os núcleos puderam dar sugestões e contribuições para a melhoria das atividades e do envolvimento dos jovens no movimento.

Avaliação

De acordo com o presidente do Cejesc, Antonio Carlos Bandeira Guimarães Neto, a AGO é uma forma de explorar e conhecer as características de todas as regiões do Estado. “A assembleia é onde a gente discute os rumos do movimento de jovens empreendedores de Santa Catarina”, disse ele frisando que o Cejesc é formado hoje por 71 núcleos de jovens empreendedores. Segundo ele, é a partir dessas reuniões que o Conselho define a linha de atuação e quais projetos serão trabalhados para fomentar o empreendedorismo e fortalecer a economia. “Nesta AGO discutimos muito sobre como fortalecer o trabalho dos núcleos na base, em cada uma das 12 regionais”, destacou.

Para o coordenador do evento, Edilson Cardoso, a AGO foi importante, pois trouxe jovens de todo o Estado para São Lourenço do Oeste. “Eles [congressistas] puderam conhecer nossa cidade, nossas empresas, alguns cases e o DNA empreendedor que o município tem”, disse. No entendimento dele, o evento foi um sucesso, pois, além da participação de jovens de todas as regiões do Estado, houve o apoio da Facisc e Acislo, além do patrocínio da Kellogg’s/Parati, Casa do MDF e Prefeitura de São Lourenço do Oeste, e apoio técnico do Sebrae e da Semana Global do Empreendedorismo.

Data de publicação: 12/11/2018

outros